Notícias

18/10/2019 14:59


Justiça Federal extingue ação contra Pedagogia da Alternância da FASA

Metodologia poderá continuar sendo aplicada nos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia

        Foi com alegria e serenidade que a comunidade acadêmica da Faculdade Santo Ângelo (FASA) recebeu a decisão da Justiça Federal de extinguir o processo movido pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a Pedagogia da Alternância oferecida nas graduações de Medicina Veterinária e Agronomia. A sentença foi publicada no final da tarde de terça-feira (15) e determina, ainda, que seja dada visibilidade à decisão na mesma proporção.
      “O arquivamento deste processo é uma vitória de todos que acreditam na educação. Sabemos que sonhos dão trabalho e agradecemos o apoio e confiança daqueles que são o motivo de toda nossa dedicação: os nossos acadêmicos”, pontua o diretor-presidente da FASA, professor Rafael Rossetto.
       Responsável pelo julgamento, a juíza da 1ª Vara Federal Carla Cristiane Tomm Oliveira reforçou, na fundamentação da sentença, que a responsabilidade e competência para análise e avaliação da instituição de ensino superior, em relação à metodologia de ensino Pedagogia da Alternância, às atividades realizadas de forma presencial ou não, ao cumprimento de dias letivos e outros apontamentos é do Ministério da Educação (MEC) e não do MPF. Mais do que isso, a sentença verifica e ressalta que a FASA tem todas as autorizações e credenciamentos necessários para o funcionamento dos cursos de Medicina Veterinária e de Agronomia concedidos pelo próprio MEC, também réu no processo.
       De acordo com a sentença, “há efetivo acompanhamento por parte do MEC em relação à inovadora ‘Pedagogia da Alternância’, proposta pela ré FASA (...) segundo os esclarecimentos da União, os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária foram autorizados após serem avaliados in loco por comissão de especialistas”.
       “A inovação, por vezes, pode representar ameaça ou dúvida para alguns. No entanto, desde o início, vimos na Pedagogia da Alternância uma oportunidade para que os jovens do campo, que trabalham em propriedades rurais, por exemplo, pudessem realizar uma graduação e, ao mesmo tempo, manterem-se no seio familiar e contribuindo para o desenvolvimento regional. Essa é a razão pela qual inovamos em nível nacional ao aplicar a Pedagogia da Alternância nesses cursos e a razão pela qual ela seguirá, cada vez mais consolidada na FASA”, comenta Rossetto.
        Além de extinguir o processo, a sentença também reconhece que a Ação causou danos à imagem da FASA. Em função disso, determina que o MPF divulgue a sentença. “(...) diante da repercussão midiática (...) determino ao Ministério Público Federal que veicule o inteiro teor da presente decisão junto aos mesmos meios pelos quais divulgou o ajuizamento feito”.
Fonte FASA

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...