Notícias

23/01/2018 10:19


Cavalgada ao Passo da Guerreira uma Aventura Histórica

           Cancelada a Cavalgada de 2018 por motivo de chuvas, aguardamos nova data.
           Atividade temática da história do Riogrande, mais do que um resgate cultural, uma atividade cívica e familiar que fará parte do calendário turístico das missões. 
           A Cavalgada da Integração reuniu tradicionalistas e amantes das missões de várias cidades da região, chamando a atenção de instituições estaduais e artistas pela riqueza da estrada e seu valor histórico tanto nas revoluções, formação do exercito que protegeu Getúlio Vargas na década de 30, como no desenvolvimento do comércio na região, além da beleza natural e aventura de atravessar rio Piratini como nossos antepassados faziam.
           O Passo da Guerreira  é incentivo para que outras atividades como esta resgatem e protejam nossa história tão rica. “_Os gaúchos foram verdadeiros colonizadores que se espalharam por toda a América Latina e são histórias como estes que não podem ser esquecidas, vou ajeitar minha agenda e pesquisar este roteiro” declara Gabriel Ortaça.
           Dia 27 sábado as 14:00 horas do CTN Sinos de São Miguel em São Miguel das Missões passando pelo passo da guerreira onde será atravessado o rio Piratini por agua e feito o documentário.
           Apos haverá jantar a cargo do CTG Lanceiros de Sepé.
           À noite tertúlia livre com pajadas, cantorias e pernoite.
           Os participantes poderão levar barracas e o equipamento que acharem necessário para sua estada. 
           No dia seguinte dia 28 Domingo saída prevista 08:00 horas rumando até o CTG Lanceiros de Sepé com chegada 11:30 horas onde será transmitido o programa Paradão da Sepé com Fabio Birck pela Rádio Sepé Tiarajú de Santo Ângelo.
12:00h almoço.
           As 14:00 horas troca da patronagem do CTG Lanceiros de Sepé em São João das Missões e a tarde apresentações de dança, baile e tertúlia.
           O total do percurso da cavalgada 30 km.
           Cavalgada da Integração, o trajeto inicia no CTN Sinos de São Miguel, passando pelas Ruínas de São Miguel Arcanjo Sítio Arqueológico, percorrendo 18 km por estradas de campo, até alcançar a antiga Estrada das Tropas das Missões, após cruzar terras recepcionados pelos proprietários termina com tertúlia musical, danças e pajadas, cultuando as tradições gauchescas. Uma verdadeira aventura épica.

Histórico sobre Passo da Guerreira 
Vídeo: Cavalgada da Integração Trajeto Completo 
Vídeo: Cavalgada da Integração em Frente as Ruínas de São Miguel 
Vídeo: Cavalgada da Integração Travessia do Passo da Guerreira 
Imagem: Homenagem as Ruínas e Trajeto da Cavalgada 2017  
Imagem: Cavalgada da Integração Travessia do Passo da Guerreira 2017 
Imagem: Artes e Imagens da História do Passo da Guerreira 2017 

Apoio:
Site: Jair Facas Antigas 
Site: Viera Agroceirais

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...