Notícias

10/01/2019 15:23


História do nome de PORTO MAUÁ

Conhecida como a “Fronteira da Integração”.
Caminho estratégico que une Noroeste – Missões do Rio Grandedo Sul com a grande região do pampa Sul-Americano.
A origem do nome foi uma homenagem ao Barão de Mauá, como o perfil da comunidade se destaca na importância e empreendedorismos entre as nações Sul Americanas mesmo perfil do gaúcho que alterou a economia do Brasil,  grande incentivador das atividades portuárias. 
É banhado generosamente pelo Rio Uruguai onde existe uma Aduana que recebe a balsa internacional e os visitantes da  cidade de Alba Posse do lado Argentino.
O que se sabe vem sendo passado oralmente, ou seja, Porto Mauá possui um porto fluvial, já que a cidade está localizada às margens do rio Uruguai. A cidade se desenvolveu em função do porto que liga Alba Posse, na província de Missiones, na Argentina e Porto Mauá. Através dele, se realiza, desde os idos de 1930, um intercâmbio comercial, usando inicialmente barcos bem rústicos e evoluindo gradativamente para as modernas barcas de ferro que podem transportar até doze carros.
O nome Porto Mauá, segundo as pessoas mais antigas, é uma homenagem a Irineu Evangelista de Souza, Barão de Mauá, Visconde de Mauá, gaúcho natural de Arroio Grande, que se destacou pelo incentivo à navegação, como meio de comunicação e de transporte, incrementando a economia das cidades portuárias.
Entretanto, Porto Mauá já teve outros nomes. Inicialmente era conhecido como “Lajeado Jacarezinho”, devido à existência de um riacho que se localiza a leste da cidade. Recebeu o nome de “Barra do Jacaré”, mais tarde “Povoado Mauá” e depois “Porto Mauá”. A alteração para Porto Mauá ocorreu por volta de 1930.
A origem de relatos do município é de 1930. Na época, essa região pertencia a Santo Ângelo, depois desmembrou-se e formou o município de Santa Rosa. Porto Mauá era distrito de Santa Rosa, que foi emancipado primeiramente e, Tuparendi e Tucunduva que em nova emancipação desmembraram o território onde hoje é Porto Mauá. 
Aniversário de Porto Mauá é em 20 de Marçoem 2019 completa 27 anos.
Data de Criação: 20/03/1992, Lei 9.587.
Quem nasce ou mora no município de Porto Mauá chama-se: PORTO--MAUENSE.
Vídeo: Homenagem Pajada Rio das Falas de Jayme Caetano Braun em Porto Mauá.

 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...