Notícias

23/10/2019 09:13


Seminário Internacional Patrimônio + Turismo – Potencial Econômico do Patrimônio em Sua Dimensão Turística e o lançamento da Revista do Patrimônio.

      Com o objetivo de Promover o Patrimônio Cultural do Sul do Brasil, uma região de múltipla beleza natural e cultural, é uma das missões dos gestores municipais. Com esse foco, a cidade de Porto Alegre/RS recebe, entre os dias 23 a 25 de outubro, o Seminário Internacional Patrimônio + Turismo – Potencial Econômico do Patrimônio em Sua Dimensão Turística e o lançamento da Revista do Patrimônio.
      O evento vai reunir pesquisadores, gestores governamentais, estudantes, equipes do Iphan e representantes das comunidades locais para uma série de discussões com especialistas brasileiros e estrangeiros. Assim, o Iphan amplia o debate sobre o tema, colocando o Patrimônio Cultural como importante ativo para o desenvolvimento turístico, social, econômico e sustentável.
   Inscrições a partir de 01 de outubro no portal do Iphan, sujeito à lotação do Teatro.
   Evento gratuito!!
   Todos os inscritos receberão e-mail com confirmação e orientações sobre o credenciamento que será aberto ás 16h30 do primeiro dia de evento. Informamos que após as 17h45 todas as vagas não credenciadas serão disponibilizadas para a lista de espera.

     Seminário Internacional e Encontro das Cidades Históricas movimentam Porto Alegre (RS), em outubro
    Debatendo os usos do Patrimônio Cultural como vetor de desenvolvimento do turismo no Brasil, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio (OCBPM) realizam, entre os dias 23 e 25 de outubro de 2019, em Porto Alegre (RS), o Seminário Internacional sobre Potencial Econômico do Patrimônio em sua Dimensão Turística e o 6º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial. Especialistas do Brasil e de outros países vão demonstrar como arquitetura, religião, artes, tradições e bens históricos compõem o chamado Turismo Cultural e podem ser um meio de fomento à sustentabilidade econômica e social.
    Os eventos fazem parte da campanha Patrimônio Cultural do Sul: Turismo Cultural como ativo para o desenvolvimento das cidades históricas, que visa a debater os desafios da intersecção entre turismo e Patrimônio Cultural. Em 2019, a campanha é voltada à região Sul do Brasil em suas mais variadas manifestações – considerando o potencial econômico e a preservação de seus bens culturais. O Seminário e o Encontro serão realizados na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, na capital gaúcha. No roteiro dos eventos, bens culturais, como os imóveis que fazem parte da Rota Nacional da Imigração e conjuntos urbanos de cidades como Antonina (PR) e Pelotas (RS) poderão ser caminhos a firmar a cultura brasileira como incremento ao turismo e, também, à preservação do Patrimônio Cultural.
   Em 2019, o Seminário e o Encontro também estão inseridos na iniciativa do governo federal Patrimônio + Turismo, cujo objetivo é aliar turismo, cultura e desenvolvimento socioeconômico. Desde o início do ano, o governo federal vem realizando ações no intuito de ampliar noções sobre o turismo no Brasil, dentre as quais a Política Nacional de Gestão Turística dos Sítios Patrimônio Mundial, que cria diretrizes para o turismo sustentável nos 22 sítios brasileiros reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como o Parque Nacional do Iguaçu (PR) e as Ruínas de São Miguel das Missões (RS).
   Os debates refletem o contexto das transformações em curso em âmbito internacional como aqueles que vêm se produzindo, por exemplo, em Portugal, Espanha, México, Colômbia e outros países latinoamericanos. Já no caso brasileiro, Tradições Doceiras da Região de Pelotas e Antiga Pelotas (RS), bem registrado no Livro de Saberes como Patrimônio Cultural do Brasil, passam a ser um dos objetivos do turista cultural, que busca aprender e descobrir manifestações, culturas alimentares, música e memórias. E nesse campo reside a ponte entre Patrimônio Cultural e desenvolvimento – base de cadeias turísticas a mobilizar comunidades, instituições públicas, organizações do terceiro setor e empresas.
      Programação
   
Dentre as atividades do Seminário, estão os painéis Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento e Patrimônio, Turismo e Comunidades, que vão construir conceitos sobre infraestrutura, desenvolvimento regional e territorial, além de tópicos referentes a inovação, economia criativa e meio ambiente. No primeiro, estarão em debate os desafios e experiências em políticas públicas voltadas para o turismo cultural em países como Portugal, Espanha e México; no segundo, o desenvolvimento de produtos que consideram a especificidade de cada região, partindo de experiências no Peru, Colômbia, Portugal e, também, no Brasil.
    No dia 23 de outubro, será realizado o lançamento das edições de nº 39 e 40 da Revista do Patrimônio, publicação organizada pelo Iphan desde 1937. As duas edições terão como tema, respectivamente, Gestão Turística em sítios patrimoniais: boas práticas internacionais e, ainda, Dimensão turística no Brasil e Região Sul: oportunidades e desafios para a gestão patrimonial. O seminário e o encontro recebem apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Ministério do Turismo. A Revista do Patrimônio tem patrocínio da Vale.
   Envolta em memórias do Sul do Brasil, a programação também inclui a abertura, no dia 24 de outubro, da exposição itinerante 7 Povos – Retratos de um território, que ficará à disposição do público no Memorial do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (RS). A mostra reúne fotos, filmes, mapas interativos e documentos sobre a História da formação territorial e cultural do Brasil a partir das missões jesuítico-guarani na região Sul, iniciadas ainda no século XVI. Promovida a partir da parceria entre Iphan, Unesco e Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a exposição marca mais uma etapa da cooperação cultural entre os países membros do Mercosul e deve passar, em 2020, pelas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Montevidéu, no Uruguai.
  Serviço
  
Seminário Internacional sobre Potencial Econômico do Patrimônio em sua Dimensão Turística e 6º Encontro Brasileiro de Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial

Data: 23, 24 e 25 de outubro
Local: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul
         Praça Marechal Deodoro, 101 – Centro Histórico, Porto Alegre (RS)
         
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Moisés Sarraf – moises.sarraf@iphan.gov.br
(61) 2024-5526 / 2024-5511 / (91) 98165-4577
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

       Palestrantes - Seminário Internacional Patrimônio + Turismo
       Programação:
      1º Dia - 23 de outubro de 2019

16h30 | Credenciamento
Cerimônia de abertura
17h30 - 18h | Apresentação Musical
18h - 18h30 | Sessão Solene
Painel - Patrimônio, Turimo e Desenvolvimento
18h30 - 19h15 | Conferência Magna
Estratégia de investimento no turismo em prol do patrimônio arquitetônico: o caso do Programa Revive
António Baeta, Direção de Valorização da Oferta da Empresa de Turismo de Portugal
19h15 - 20h | Conferência-Magna
Os desafios da gestão do patrimônio em sua dimensão econômica: a experiência de Portugal em curso
Paula Araújo da Silva, Diretora-Geral da Direção Geral de Patrimônio Cultural de Portugal – DGPC
Moderação: Marcelo Brito, Diretor do Departamento de Cooperação e Fomento, Iphan
20h - 20h30 | Debates
20h30 - 21h | Lançamento da Revista do Patrimônio nº 39 e 40
      2º Dia - 24 de outubro de 2019
9h - 9h15 | Vídeo Campanha sobre “Patrimônio + Turismo”
Painel - Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento
9h - 10h30 | Mesa Redonda Revive Brasil
António Baeta, Diretor de Valorização da Oferta – Turismo de Portugal
Fausto Franco, Secretário de Turismo Estado da Bahia
Jorge Rebelo de Almeida, Presidente Vila Galé Hotéis
Bob Santos, Secretário Nacional de Integração Interinstitucional - MTur
Moderação: Robson Almeida, Diretor do Departamento de Projetos Especiais, Iphan
10h30 - 11h15 | Conferência
Oportunidades e Limites do Turismo Cultural: o caso das cidades históricas espanholas
Miguel Ángel Troitiño Vinuesa, Catedrático e Coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento da Universidade Complutense de Madri
11h15 - 12h | Conferência
A capacidade de carga para visitação turística de sítios arqueológicos: experiências de gestão de fluxo de visitantes no México
María Guadalupe Espinosa, Diretora de Operação de Sítios do Instituto Nacional de Antropologia e História do México – INAH
Moderação: Luciane Gorgulho, Chefe do Departamento de Desenvolvimento Urbano, Cultura e Turismo do BNDES
12h00 - 12h15 | Debates
12h15 - 14h15 | Intervalo para Almoço (Livre) / Reunião do 6º Encontro OCBPM
Painel - Patrimônio, Turismo e Comunidades
14h15 - 15h | Conferência
O Patrimônio Imaterial como ativo para o turismo de base comunitária: o caso latino-americano
Silvia Martínez, Especialista del Instituto de Patrimonio Cultural Inmaterial – IPACIM Barcelona
15h - 15h45 | Conferência
Paisagem cafeeira colombiana e seu potencial para o turismo responsável
César Augusto Angel Valencia, Gerente Geral da NATURE TRIPS Colômbia
Moderação: Aluizer Malab, Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Ministério do Turismo
15h45 - 16h15 | Debates
16h15 - 17h | Conferência
A Rota do Românico no norte de Portugal: uma experiência turística fundada na história
Rosário Correia Machado, Diretora do Grupo Rota do Românico
17h - 17h45 | Conferência
Turismo de base comunitária: o caso das tradições doceiras da região de Pelotas e antiga Pelotas
Beatriz Araújo, Secretária Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul
Paula Mascarenhas, Prefeita de Pelotas
Moderação: Aluizer Malab, Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Ministério do Turismo
17h45 - 18h15 | Debates
19h30 | Abertura da Exposição “7 Povos: retratos de um território”
Local: Memorial do Rio Grande do Sul
      3º Dia - 25 de outubro de 2019
Painel - Patrimônio, Turismo e Reuso
9h - 9h45 | Conferência
A experiência dos Paradores de Turismo na Espanha e sua inserção no contexto europeu do turismo cultural
Patrícia Cupeiro López, Departamento de História da Arte da Universidade de Santiago de Compostela
10h - 10h45 | Conferência
Conhecer para valorizar: o papel dos centros interpretativos na salvaguarda e comunicação do patrimônio cultural
António Ponte, Diretor da Direção Regional de Cultura do Norte de Portugal
10h45 - 11h30 | Conferência
A estrada de ferro Paranaguá-Curitiba: em busca da experiência inesquecível
Adonai Aires de Arruda Filho, Diretor do Núcleo de Turismo da Holding Higi Serv
Moderação: Marcelo Elias Roque, Prefeito de Paranaguá/PR
11h30 - 12h | Debates
12h - 14h | Intervalo para Almoço (Livre) / Reunião do 6º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Cultural – CNM/OCBPM
Painel - Patrimônio, Turismo e Experiência
14h - 14h45 | Conferência
Os roteiros da imigração no interior catarinense: tradição, costumes e patrimônio histórico como ativos para o turismo cultural regional
Margareth de Castro Afeche Pimenta, Universidade Federal de Santa Catarina
14h45 - 15h30 | Conferência
Turismo rural de Gramado: um patrimônio cultural e turístico
Edson Humberto Néspolo, Presidente da GRAMADOTUR
15h30 - 15h45 | Debates
Moderação: Ércio Kriek, Prefeito de Pomerode/SC
Painel - Patrimônio, Turismo e Certificação
15h45 - 16h30 | Conferência
A Certificação de destinos patrimoniais como estratégia para a qualificação do turismo cultural no Brasil
Marcelo Brito, Diretor do Departamento de Cooperação e Fomento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – DECOF/Iphan
Cerimônia de encerramento
16h30 - 17h | Sessão Conclusiva
17h - 17h30 | Lançamento da Carta de Porto Alegre

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...