Detalhes do Site

Santuário Padre Dionísio Carmelo de Giruá.



    Inventário Turístico de Giruá 2015
    Padre Dionysio Basso era então pároco em Giruá. Um sacerdote de profunda vida de oração e zeloso pela salvação das almas. Sabia valorizar justamente a vida contemplativa e desejava transmitir esse mesmo apreço aos seus paroquianos.
    Em meados de fevereiro de 1976 Padre Dionysio chegara ao Carmelo Sagrado Coração de Jesus em Santo Ângelo para conversar com a Irmã Teresa de Jesus, então Priora da comunidade, e contou-lhe que iria ao bispado para oferecer um terreno em Giruá para as Irmãs Beneditinas que encontravam-se em Santa Rosa, mas estavam passando dificuldades em conseguir terreno para a construção de um Mosteiro Beneditino e acrescentou: "Não sei se elas aceitarão esta oferta". E a conversa ficou por aí. Na semana seguinte Padre Dionysio foi novamente ao Carmelo Sagrado Coração de Jesus com a notícia de que as Beneditinas já haviam conseguido o terreno e então recebeu a proposta das carmelitas para construir um Carmelo em Giruá. Padre Dionysio prontificou-se então para doar além do terreno, todo o convento pronto. Desde esse momento não sossegou mais, parecia ver já o Mosteiro em construção.
    No dia 11 de agosto de 1977 depois de visitarem vários locais que foram considerados pelas irmãs inadequados para Mosteiro Contemplativo, Padre Dionysio lembrou-se de outro terreno, que poderia ser o ideal. Ao depararem com o maravilhoso terreno, onde na ocasião crescia um belíssimo trigal, não tiveram mais dúvidas. Era ali que deveria erguer-se o Santuário do Imaculado Coração de Maria. Em outubro veio a licença para se iniciar os trabalhos da construção. Em 15 de julho de 1979 realizou-se uma grande romaria ao local do novo Carmelo, onde às 10h foi celebrada a primeira santa missa presidida por nosso bispo Dom Estanislau e concelebrada pelo Padre Dionysio Basso, da qual participou numeroso povo da paróquia de Giruá. Os trabalhos da construção prosseguiam rapidamente. Em março de 1980, três alas já estavam quase prontas, faltando só os acabamentos.
    No o dia 16 de julho de 1980 partiam definitivamente de Santo Ângelo rumo a Giruá seis Irmãs Carmelitas, dando início à comunidade do Mosteiro Imaculado Coração de Maria: Irmã Teresinha do Menino Jesus, Irmã Teresa de Jesus, Irmã Carmen de Jesus, Irmã Margarida
    Maria do Coração de Jesus, Irmã Angélica do Espírito Santo e Irmã Susana da Santíssima Trindade.
    A data de 15 de outubro de 1980 marcou a solene e oficial inauguração do Carmelo, com cerimônia às 9h, e santa missa concelebrada por Dom Estanislau Kreutz e mais de vinte sacerdotes da Diocese. Ao lado da capela do Carmelo Imaculado Coração de Maria, em local de destaque, foi erguido em homenagem ao seu fundador, o ''Túmulo/Monumento do Pe. Dionysio Basso''. O memorial é uma homenagem ao seu fundador o Pe. Dionysio, que dedicou 24 anos de sua vida religiosa a Giruá e investiu e doou todos os seus bens pessoais para que fosse possível a construção desse importante local de orações e retiro espiritual. 
    Atualmente as irmãs dedicam-se à confecção de hóstias, velas artesanais, litúrgicas, círios, paramentos e alfaias litúrgicas, pinturas de quadros, bordados com máquina computadorizada, estandartes, bandeiras, confecção de escapulários e terços.
    CARMELO DE GIRUÁ
    A Carmelita Contemplativa responde ao convite de Jesus Cristo seguindo o Seu caminho, o Seu projeto de vida, a Pessoa de Jesus, no Carmelo. No evangelho vemos que Jesus trabalhou, ensinou, curou doentes, visitou famílias, anunciou a boa nova do Reino, rezou... Nós, Irmãs Carmelitas Contemplativas reproduzimos na Igreja a vida orante de Jesus. Através da Oração somos discípulas e missionárias de Jesus até os confins do mundo. Carregamos no coração as esperanças, as alegrias, a dor, o sofrimento, as lutas, o progresso, enfim tudo o que faz parte da vida de nossos irmãos e irmãs que caminham neste mundo e também aqueles nossos irmãos e irmãs que já partiram deste mundo e ainda esperam a plena posse da felicidade eterna e, em nossa oração apresentamos tudo isso com Jesus ao Pai. Igreja Sagrado Coração de Maria Carmelo Giruá. E  Via Sacra da capela Sagrado Coração de Maria, no Carmelo de Giruá.

  • Sobre

  • Ao lado esta a Capela do Sagrado Coração de Maria. 
    O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias atendimento@portaldasmissoes.com.br
    O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.

     

Informações

Santuário Padre Dionísio Carmelo de Giruá.
Giruá, RS
Rua Pe Dionísio Basso, 2550 - Hortêncio, Giruá - RS.
Telefone: (55) 3361-1063

Formulário para contato