Detalhes do Site

Cruz Missioneira Passo Fundo das Missões



    A região das missões ou nação missioneira se estende por quase todo o território que hoje compreendemos como Rio Grande do Sul, Passo Fundo das Missões era Campos onde os guaranis e jesuítas circulavam entre as reduções de Santa Tereza, São João Apostolo e São Joaquin.
    As terras hoje passo-fundenses, nos séculos XVII e XVIII, constituíram-se em território missioneiro.
     Relatos Históricos corrobaram essa assertiva. No relatório ao Superior Geral em Espanha, o provincial Jesuíta, Padre Pedro Romero refere a Redução de Santo Tereza, "fundada sobre as cabeceiras do rio Ygai" (rio Jacuí). Duzentos anos após (1840), o revolucionário Giuseppe Garibaldi anotou em seu diário: "Tendo passado os matos, atravessamos a povoação das Missões", referindo-se a sua passagem, durante a Guerra dos Farrapos, pelo povoado que é, hoje, a cidade de Passo Fundo.
    No natal de 1632, os jesuítas Romero, Mola e Ximenez, fundaram, sob a invocação de Santa Tereza d'Avila, uma missão catequética, em terras do grupo de índios tapes liderados pelo Cacique Guaraé. Por localizar-se próxima ao rio denominou-se Santa Tereza do Igaí, sendo também conhecida por "Curiti" ou "de Los Piñales". Em 6 de agosto de 1633, o cura da redução, Pe. Francisco Ximenez transferiu a missão para o lugar hoje conhecido como Rincão do Pessegueiro (no Pulador).
    om a Redução de Santa Tereza os jesuítas introduziram na região o gado vacum, caprinos e suínos, iniciando também a exploração da erva-mate.
    No natal de 1637, o paulista Andre Fernandes atacou a Redução, que contava com cerca de 4000 indígenas aldeados, transformando-a no arraial bandeirante do Igaí. Por quase meio século manteve-se aí uma base de apoio às incursões bandeirantes no extremo sul do território português. Em 1687 (período dos Sete Povos), os Jesuítas retornaram à região encontrando, nos campos de Passo Fundo, cerca de vinte mil vacas alçadas. Para cuidar da "vacaria" estabeleceram uma guarda granítica na área, fixando-a na primeira sede da redução. Para a exploração dos ervais montaram um carijó junto ao passo do Rio da Várzea (no Pulador). Em 1713 transferiram o gado para os campos de cima da serra, dando origem à Vacaria dos Pinhais, marco primordial da pecuária do Rio Grande do Sul.

  • Sobre

  • A comunidade passo-fundense registra de forma perene neste Memorial estes fatos da história rio-grandense, inspirando-se na obra homônima de Jorge Cafrume e nos estudos de Antonino Xavier que, com sua prosa poética, resume bem as razões desta iniciativa.
     “Pode ser que ai se abra um luarzinho, na escuridão desses tempos mortos, à luz do qual possemos aumentar um pouco os nossos tão pobres conhecimentos do papel de Passo Fundo no seio das históricas Missões Orientais do Uruguai”. 
    Site: Primeira Cruz de Quatro Braços 
    Site: Origem da Cruz Missioneira. 
    Site: Lenda da Cruz de Caravaca. 
    Site: Cruz de São Miguel em Camaquã 
    Site: Pórtico de São Miguel das Missões

Informações

Cruz Missioneira Passo Fundo das Missões
Outros, RS

Telefone: (55) 3312-9485

Formulário para contato