Notícias

23/07/2018 17:58


Monumento Noel Guarany, as Missões sempre Produzirá Histórias e Troncos

      Em uma cerimonia singela foi entregue a comunidade de Bossoroca o Monumento que alterou o relevo da Região das Missões em 2017. Deve-se consideração aos vivos; aos mortos deve-se apenas a verdade.
A construção do Monumento Noel Guarany foi um sonho em que a Confraria do Icamaquã esteve envolvida num esforço que deu certo.
A sugestão inicial partiu do confrade Vasco Rodrigues sendo aceita por unanimidade dos confrades. Um dos grandes momentos na história do município de Bossoroca no Rio Grande do Sul ocorreu  dia 7 de novembro 2015, a Confraria do Icamaquã (um pequeno grupo de homens) com seus confrades unidos  oportunizaram a todos os amantes da arte gaúcha, admiradores de Noel Guarany e os Quatro Troncos uma obra de arte de um grande valor simbólico na cultura gaúcha, Monumento Noel Guarany , homenagem ao filho ilustre do município, que alterou o relevo Turístico na Região das Missões. 
A criação da estátua foi do escultor Vinícius Ribeiro e o modo em que o pajador Noel Guarany se apresenta com o pé numa voçoroca  foi porque o nome Bossoroca, em tupi guarani quer dizer Iby-Soroc, ou seja, rasgão no solo, barroca, voçoroca.
Texto sobre as placas do monumento.
Texto Sobre o Projeto da Estátua de Noel Guarany
Esta estátua  também é uma forma de dizermos, pela sua simbologia,  que nós somos missioneiros, que exaltamos as Missões e que queremos manter  vivos e acesos os nossos sentimentos de amor à terra, de sentimento grande de pátria e querência. E a obra e a imagem de Noel Guarany representarão muito bem este sentimento. 
Site: Monumento Noel Guarany 
Site: Memorial Noel Guarany 
Site: Noel Guarany 
Site: Casa Noel Guarany 
Vídeo: Memorial Noel Guarany 
Vídeo: Quatro Missioneiros 
Vídeo: Monumento Noel Guarany 
Vídeo: Ode Nosso Pajador 
Imagem: Monumento a Noel Guarany 
Imagem: Construção da Praça e Monumento Noel Guarany 
Imagem: Projeto Monumento Noel Guarany

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...