Notícias

28/08/2023 09:12


Agricultores de Sete de Setembro participam de curso de boas práticas de aplicação

A Emater/RS-Ascar realizou mais uma edição do curso de Boas Práticas de Aplicação de Agrotóxicos, desta vez no município de Sete de Setembro. Vinte e cinco agricultores participaram da capacitação nos dias 15 e 18 de agosto, junto ao CTG anexo ao Clube União da Sede.

Orientações teóricas e práticas foram conduzidas pelos extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar, Gilmar Vione do Escritório Regional de Santa Rosa, e Fábio Karlec do Escritório Municipal de Três de Maio. No apoio da organização, os extensionistas da equipe do Escritório Municipal de Sete de Setembro Irineu Kapelinski e Jacinta Henckes.

O conteúdo programático está relacionado às Instruções Normativas nº 12 e 13/2022, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, através do Departamento de Defesa Vegetal. Também se relaciona com o proposto pela Seapi e orientado pela Emater/RS-Ascar em relação à melhoria da eficácia das aplicações, racionalização da utilização de agrotóxicos com economia para o produtor e mitigação da contaminação humana e ambiental decorrente de pulverizações agrícolas.

Na região de Santa Rosa centenas de agricultores já participaram dos treinamentos realizados pela Emater/RS-Ascar, atendendo às Instruções Normativas vigentes quanto à aplicação de herbicidas hormonais. As regras para a aplicação destes produtos consideram os impactos causados por casos de deriva do herbicida 2,4-D em culturas sensíveis. A comprovação da participação nos cursos de 16 horas (oito horas teóricas e oito horas práticas) é condição obrigatória para aplicadores de herbicidas hormonais. No momento da aquisição, precisa ser indicado quem fará a aplicação, o próprio produtor ou um terceiro, que deve ter necessariamente feito o curso.

Conforme as recomendações, o produtor somente pode aplicar produtos agrotóxicos hormonais quando respeitadas as condições meteorológicas. Velocidade do vento menor do que 10km/h, umidade relativa do ar superior a 55% e temperatura ambiente menor que 30ºC. Também é exigido que a aplicação seja feita em equipamento tecnicamente adequado, inclusive com bicos compatíveis, conforme a recomendação do fabricante do produto agrotóxico.

O uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é outro ponto importante para a promoção do autocuidado e da saúde. O uso do EPI evita a contaminação inalatória, pelo nariz, e dérmica pela pele.

Após a realização do curso, o aplicador deve se cadastrar junto à Seapi para a emissão da Declaração do Cadastro Estadual de Aplicadores de Agrotóxicos.

Os produtos hormonais somente podem ser aplicados se o equipamento possuir pontas com tecnologia de redução de deriva, lembrando-se de assinar o caderno de campo imediatamente após a aplicação. Ainda, após 10 dias da aplicação, deve-se registrar a ação no site da Seapi.

O produtor inserido no Projeto do Inspeciona RS, além do treinamento pode receber visitas da assistência técnica sem custos em sua propriedade para a inspeção de pulverizadores e orientações para diminuir os custos de produção e aumentar a renda da propriedade. Além disso, ao compreender os fatores envolvidos na aplicação de defensivos agrícolas o agricultor tem a oportunidade de melhorar a eficiência do controle de pragas, doenças e plantas daninhas.

Os produtores interessados em aderir ao Inspeciona RS podem buscar mais informações junto ao escritório da Emater/RS-Ascar de seu município.

 

CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
VIRTUAL TECH EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS 
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
VILLAS HOTEL - EM SANTO ÂNGELO
REDE DE POSTOS SANTA TEREZINHA - NA REGIÃO DAS MISSÕES E NO TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JADA HOTEL - TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...