Notícias

05/03/2018 19:28


Batalha Biológica no Combate a Dengue nas Missões.

Os Agentes de Saúde tem distribuído ao moradores de são Miguel sementes desta planta e funcionários da Prefeitura efetuam o plantio em ares da cidade, principalmente em bairros e áreas de risco. Segundo Vilmar ten Caten _”Plantiu de crotalaria no bairro alvoredo e bairro alegria para contribuir no controle biologico do mosquito transmissor da dengue” !!!Uso da Planta Crotalária no Combate à Dengue

  E como isso acontece?
     A Crotalária atrai a libélula, um inseto predador do mosquito da dengue. Com o plantio da Crotalária no jardim ou quintal de casa, ou até no jardim da empresa, a libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes Aegypti, vai depositar seus ovos, essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue acabando com aquele foco. O mesmo acontece com a libélula adulta, ela é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes Aegypti. Assim, quebra-se a cadeia reprodutora do mosquito da dengue. Mas, atenção! As outras armas de combate, como manter quintais e jardins limpos e sem água parada continuam. A Crotalária vai ajudar no combate a infestação, mas os cuidados em casa ou na empresa permanecem. Fique atento!
     Como a Crotalária se desenvolve para combater a dengue?
     A Crotalária Juncea cresce de 60 centímetros a no máximo 1 metro de altura. Se bem cuidada, ela floresce em até 90 dias. O manejo deve ser feito justamente nessa fase de florescimento, quando o adubo verde apresenta o máximo acumulado de nutrientes. Esse é o momento em que normalmente o mosquito da dengue já é mandado para bem longe de casa. Em algumas cidades do país como em Sorriso, no Mato Grosso, sementes de Crotalária estão sendo plantadas pela cidade, que num único mês de pleno verão, com chuvas intensas, não registrou nenhum caso de dengue depois que as sementes foram espalhadas pelo município. Na cidade de Dracena, no interior de São Paulo, sementes de Crotalária foram distribuídas aos moradores para que plantem em suas casas, na tentativa de diminuir os casos de dengue no município.
     Onde comprar a Crotalária?
     A Crotalária pode ser encontrada em lojas  de sementes e adubos  ou artigos gerais de agronegócio. Você encontra também na Plantei, entregamos em todo Brasil, confira: plantei.com.br/crotalaria
     Passo а passo dе соmо plantar е cuidar dа Crotalária
     A Crotalária prefere solo fértil е locais frescos. Faça covas dе 2 cm dе profundidade, е 50 cm dе distância еntrе cada cova. Coloque еm cada cova 2 sementes dе Crotalária. Regue diariamente nа fase dо nascimento dа semente, mas tenha cuidado раrа nãо deixar о solo muіtо encharcado. A Crotalária requer оѕ cuidados básicos, quе geralmente tеmоѕ соm аѕ outras plantas dе nоѕѕо quintal оu jardim. Pоr ѕеr umа planta соm alta toxidade é aconselhável tеr um cuidado especial соm animais domésticos, pois caso o bicho ingira as sementes ou a flor, pode ter complicações no fígado. O ideal é manter os animais longe dа plantação dе Crotalária. A Crotalária ѕе adapta bem à seca е ао clima quente, mas nãо suporta о frio constante, quе pode prejudicar as plantas pequenas. Então cuide de seu jardim de Crotalárias, ela combate o mosquito da dengue e pode proteger sua família. 
Site: Roteiro por São Miguel das Missões 
Site: Roteiro de Bicicleta Pelas Missões 

*Lenda da M?boi Guaçu - Cobra Grande de São Miguel 
*Site: Passo da Guerreira 

*Tatarandê Comunicação Entre Reduções,
*Os Guaranis Carregaram Seus Mortos da Batalha de Caiboaté
*Cotyguazú, Hospital, Azilo e Albergue para as Indias Guarani,
*Lenda da Cruz de Caravaca
*Lenda M'Bororé
*Batalha M'Bororé
*Batalha de Caiboaté

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...