Notícias

21/11/2018 14:44


SANTO ÂNGELO TERÁ RADAR MÓVEL DE VELOCIDADE

Objetivo é conter o excesso de velocidade nas principais vias urbanas com vistas à redução de acidentes, gerando maior segurança para condutores e pedestres
Nesta quarta-feira, 14, o prefeito Jacques Barbosa recebeu em seu gabinete, a entrega de um Radar Móvel adquirido pelo município. A iniciativa visa monitorar e conter o excesso de velocidade dos veículos nas principais ruas da cidade. O excesso de velocidade, segundo as autoridades de trânsito, é uma das principais causas de acidentes no sistema viário urbano e nas rodovias brasileiras.
Devido ao grande número de acidentes e infrações de trânsito decorrentes do excesso de velocidade, o Governo Municipal optou pela implantação do Radar Móvel para fiscalizar a circulação de veículos nas vias de Santo Ângelo. Nas vias de trânsito rápido, onde houver sinalização a velocidade máxima será de 50 quilômetros horários, com tolerância de até sete quilômetros acima do limite permitido.
Na terça-feira, dia 20, os agentes de trânsito e o efetivo da Brigada Militar, receberão treinamento para a operacionalização do sistema. O curso será ministrado pelos técnicos da empresa Kopp. Depois da qualificação das autoridades de trânsito, a população receberá durante 30 dias, orientações a respeito do funcionamento e utilização do radar. Após o período de instruções aos condutores, o equipamento iniciará o período de autuações. 
Vias urbanas de trânsito rápido já estão recebendo a instalação de placas de sinalização com a velocidade máxima permitida de 50 quilômetros horários.
Segundo o diretor Municipal de Trânsito, Gerson Fernando Rodrigues, o condutor do veículo, em um primeiro momento não será multado pelo ato infracional e sim orientado referente à infração cometida.
“Após o período de orientações o aparelho eletrônico entrará em funcionalidade plena. Este equipamento não efetuará multa no momento do delito, ele vai captar imagens do veículo, com informações como placa e local e, posterior a isso, os registros serão encaminhados para o Sistema de Informação de Trânsito (SIT) no DMT. A partir deste processo, o DMT fica responsável por repassar as imagens e dados ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/RS), que emitirá a notificação ou multa ao infrator", ressaltou Gerson.
No ato de entrega do Radar Móvel ao Executivo estiveram presentes, o prefeito Jacques Barbosa, o diretor Municipal de Trânsito Gerson Fernando Rodrigues, o comandante do 7º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar, tenente-coronel José Vilmar Robaina da Jornada, o representante do Conselho Municipal de Trânsito, Nelson Koch, o secretário de Transportes, João Terra do Amaral, e o gerente Comercial da Kopp, Marcelo Régis Saraiva.
Fotos: Fernando Gomes

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...