Notícias

01/11/2021 14:19


Dia de Todos os Santos 01 de novembro

    No dia 1º de novembro, a Igreja Católica celebra o Dia de Todos os Santos, reconhecidos e anônimos. É a celebração de todos aqueles que compartilham do triunfo e da glória de Cristo, em virtude do esforço de seguir de perto o Mestre, cooperando com a sua graça.
   
A Igreja festeja este dia vestida de branco, vendo-se confirmada como mãe que chama os seus filhos à salvação; enquanto as crianças são fortalecidas pelo exemplo daqueles que progrediram na fé e na caridade.
   
São João Paulo II, na homilia da Missa consagrada à Solenidade de Todos os Santos, em novembro de 1980, dizia: “Hoje estamos imersos com o espírito nesta multidão de santos, dos salvos do justo Abel, mesmo aquele que talvez neste momento esteja morrendo em alguma parte do mundo, eles nos cercam, nos encorajam e todos cantam juntos um poderoso hino de glória ”. E é que esta Solenidade é um dia propício para compartilhar a alegria pela obra salvífica de Deus ao longo dos séculos. Uma obra que nunca pára e que se renova, a cada momento, em cada ser humano que responde à graça de Deus, vivendo o chamado à plenitude no amor.
   
Dia de Todos os Santos tem suas origens no século IV, quando o número de mártires na Igreja tornou-se tal que era impossível atribuir um dia do ano para lembrar cada mártir. Por isso, a Igreja optou por fazer uma celebração conjunta para homenagear todos aqueles que chegaram ao céu, em um único dia, uma vez por ano.
   
Quando, em 13 de maio de 610, o Papa Bonifácio IV dedicou o Panteão Romano ao culto cristão, consagrou o novo templo à Santíssima Mãe de Deus e a todos os mártires. A partir de então, a celebração de Todos os Santos foi fixada nessa data e assim permaneceria por muitos anos até que o Papa Gregório IV, no século VII, transferiu a celebração para 1º de novembro. É muito provável que a decisão do Papa Gregório foi de neutralizar o festival pagão de "Samhain" ou Ano Novo Celta, que é celebrado na noite de 31 de outubro.
  
Hoje, a Solenidade de Todos os Santos compete, em diferentes áreas da cultura, contra o “Halloween” (Halloween) e seu espírito comercial e profano. Portanto, é necessário que não percamos de vista aquilo a que somos chamados como cristãos: viver a santidade e fazer todo o bem que vem de Deus.
   
Em 2013, o Papa Francisco fez uma bela exortação à multidão que o acompanhou na celebração desta Solenidade: “Deus vos diz: não tenham medo da santidade, não tenham medo de almejar, de se deixar amar e purificar por Deus, não tenha medo de se deixar guiar pelo Espírito Santo. Deixemo-nos contagiar pela santidade de Deus ”.
   
Nunca esqueçamos que somos chamados a ser santos! E que devemos lembrar e ser gratos pela vida daqueles homens e mulheres que deram tudo por amor.

Feliz dia de Todos os Santos!

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...