Notícias

13/11/2021 10:26


Eclipse lunar mais longo do século ocorre neste mês; saiba como ver

    Fenômeno durará três horas, 28 minutos e 23 segundos, ao todo, conforme a Nasa
    O céu noturno será palco de mais um eclipse solar no dia 19 de novembro, uma sexta-feira. No entanto, o espetáculo astronômico será diferenciado na data: o fenômeno tem previsão de ser o mais longo do século XXI, conforme a Nasa.
   De acordo com a revista Época, a agência espacial norte-americana comunicou que o eclipse durará três horas, 28 minutos e 23 segundos, o que corresponde à maior duração de tempo entre os fenômenos do tipo ocorridos entre 2001 e 2100.
   Nas primeiras horas do dia 19, a Terra passará entre o Sol e a Lua, e o eclipse atingirá o seu pico por volta das 6h da manhã no Brasil. O planeta esconderá cerca de 97% da Lua cheia na ocasião.
   Segundo o canal ShowMeTech, de ciência e tecnologia, a observação do fenômeno em solo brasileiro só poderá ser feita por pouco mais de duas horas, e sem os 97% de cobertura da superfície lunar.
   Conforme o professor de Astronomia Romário Fernandes, as condições de visibilidade do fenômeno no Brasil podem variar a depender do estado em que a observação será realizada.
   O satélite nascerá cheio, por volta das 18h do dia 18 de novembro, mas passará a entrar na sombra da Terra no decorrer da noite. O eclipse em si ocorrerá na madrugada do dia 19, seguindo o seguinte cronograma no Ceará:
  Início do eclipse penumbral: 03h02
    Início do eclipse parcial: 04h18
    Eclipse máximo: 05h10
    A Lua se põe: 05h13
    Duração: 2h13m54s
   O docente, porém, ressalta que o fenômeno poderá ser visto a olho nu de todo o País, desde que as nuvens não atrapalhem. Contudo, ele destaca como "privilegiados" os moradores da região Norte — lá, o eclipse será visto quase que em sua totalidade.
   "Vai ser possível ver a Lua se pondo praticamente como a Lua de Sangue, nome popular para o aspecto avermelhado que a Lua assume durante o eclipse lunar total, que, infelizmente, não é o caso", diz Fernandes. Ele complementa que o fenômeno se dará na direção do poente, no lado em que o Sol se põe.
   VISIBILIDADE DO ECLIPSE EM OUTROS LOCAIS
   O eclipse terá melhores condições de visibilidade no México, nos Estados Unidos e no Canadá, países da América do Norte. Nessas localidades, bastará olhar para o céu — itens como binóculos e telescópios não serão necessários.
    Já no hemisfério sul, onde o Brasil está localizado, boa parte do eclipse ficará visível, mas o satélite desaparecerá no céu antes de o fenômeno acabar, o que também ocorrerá na Europa.
   Já na Ásia e na Oceania, a população perderá o começo do evento, que não chegará a ser visível na África e no Oriente Médio.
   Após esse eclipse, a previsão da Nasa aponta que o fenômeno ocorrerá em maio de 2022. De acordo com o site ShowMeTech, haverá, nas próximas oito décadas, outros 179 fenômenos do tipo, conforme a instituição norte-americana. Neste ano, a primeira ocorrência se deu em maio.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...