Notícias

24/08/2021 09:22


Ministro recebe embaixador argentino para discutir turismo na região

     Durante encontro, Gilson Machado Neto, falou sobre a necessidade de homologação do Caminho dos Jesuítas pelo Vaticano
     O Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, se reuniu com o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, para tratar do fortalecimento da atividade turística no Mercosul e melhoria do fluxo turístico entre os dois países. Na pauta, a importância de o roteiro Caminho dos Jesuítas, no Rio Grande do Sul, conseguir a homologação e reconhecimento do Vaticano como roteiro religioso.
    A ideia é que o roteiro ajude a impulsionar a retomada do turismo na região. Nesse sentido, ficou acertado que a Argentina solicitará, junto ao Papa, uma audiência que contará com a participação do ministro do turismo brasileiro e, também, do paraguaio. O roteiro é composto por 26 municípios do Rio Grande do Sul e engloba as ruínas de São Miguel das Missões, que foram declaradas em 1983 como sítios do Patrimônio Mundial Cultural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO).
    “Pedi que o embaixador solicite essa audiência porque essa ação tem como objetivo fortalecer o roteiro como produto único entre os países que fazem parte do Caminho dos Jesuítas. Acredito que o avanço da vacinação, juntamente com a adoção de um protocolo único de biossegurança, garantirá a retomada completa das atividades turísticas muito antes do previsto”, afirmou o ministro Gilson Machado.
    Durante a audiência o ministro discutiu, ainda, a isenção da tributação de 30% cobrada pelo governo argentino sobre os cidadãos que desejam visitar outros países. Para o ministro, a medida é prejudicial para o turismo na região. “Junto com o ministro Paulo Guedes, temos estudado a adoção da reciprocidade caso o governo argentino insista nessa medida”, comentou.
    ROTA - O Caminho das Missões é um roteiro místico-cultural-histórico de caminhadas através dos Sete Povos das Missões. São 338 km percorridos em 14 dias. Para garantir a melhor experiência ao turista, o Ministério do Turismo tem realizado uma série de investimentos, como a pavimentação do acesso a São Lourenço Mártir, São Luiz Gonzaga e São João Batista, e Entre-Ijuís, entre outros atrativos, que conta com investimentos de R$ 20 milhões da Pasta.
    PROTOCOLO DE BIOSSEGURANÇA – Nesta segunda-feira (23.08), a secretária Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, acompanhada de técnicos da Pasta, participou de uma reunião com representantes dos países integrantes do Mercosul para discutir a adoção de um protocolo de biossegurança único para o Bloco, dando prosseguimento as tratativas iniciadas pelo ministro.
   Na ocasião, foi apresentado o Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro, lançado ainda em 2020 pelo Ministério do Turismo, colocando o Brasil entre os 10 primeiros países do mundo a implementar protocolos sanitários para o turismo. Trata-se de uma chancela conferida a empreendimentos turísticos e guias de turismo que se comprometem a cumprir protocolos de prevenção à Covid-19 e, desta forma, oferecem mais segurança a turistas e trabalhadores do setor. Até o momento, mais de 29 mil selos já foram emitidos em todo o país.
   Por Lívia Nascimento
   Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...