Notícias

06/05/2023 20:07


Amizades verdadeiras formadas a partir da vivência e dos costumes tradicionalistas missioneiros

A amizade é um laço que une duas ou mais pessoas em um relacionamento de confiança, respeito e afeto mútuo. Ela pode surgir de diversas formas, mas uma das mais poderosas é a partir da vivência compartilhada de experiências marcantes, como é o caso da Cavalgada Trilha dos Santos Mártires.

A cavalgada é um evento tradicionalista que ocorre todos os anos na região das Missões. Idealizada pelo professor Sergio Venturini, importante historiador missioneiro,  ela tem como objetivo cultuar a história dos padres jesuítas que foram martirizados pelos indígenas guaranis durante a colonização espanhola. Para isso, os participantes percorrem a cavalo o mesmo trajeto que os mártires percorreram antes de serem mortos, visitam propriedades e pontos estratégicos cheio de misticidade e história, que ainda permanece viva na comunidade missioneira.

Durante os dias de cavalgada, os participantes enfrentam muitos desafios como o cansaço, o sol forte, a chuva e muita lama. Mas também compartilham momentos de alegria, como as rodas de chimarrão, as conversas ao redor da fogueira e as tertúlias tradicionalistas que animam a jornada. É nesse contexto que surgem as amizades verdadeiras, que são formadas a partir da convivência intensa e do compartilhamento de valores e tradições entre pessoas de diferentes lugares do estado e até do Brasil.

As amizades formadas na Trilha dos Santos Mártires são especiais porque são baseadas em princípios como o respeito pela natureza, a valorização da cultura gaúcha e o espírito de solidariedade. Os participantes aprendem a confiar uns nos outros e a ajudar-se mutuamente, criando um senso de comunidade que vai além do evento em si.

Além disso, é uma oportunidade de conhecer pessoas de diferentes idades, profissões e origens sociais. É comum ver famílias inteiras participando do evento, desde crianças até idosos, o que enriquece ainda mais a experiência.

Em resumo, a cavalgada é um exemplo de como a vivência compartilhada de tradições e valores pode criar amizades verdadeiras e duradouras. Ela mostra que, mesmo em um mundo cada vez mais conectado digitalmente, é possível estabelecer laços reais e significativos por meio do contato humano e da experiência direta.

Participe da 13º Cavalgada Trilha dos Santos Mártires, que ocorrerá em 2023. 

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...