Notícias

19/02/2018 20:03


Dia do Cachorro

     Porque amigos imaginários?
     Quando você tem um cachorro lambendo seu nariz e demonstrando o quanto você é importante na vida dele...
     Com cachorros, eu não aprendi apenas como é ter um animal de estimação, e sim a ter um amigo de verdade. 
     O Dia do Cachorro ou Dia dos Cães é comemorado anualmente em 4 de outubro.
     Foi na França, durante a Segunda Grande Guerra. Um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e, na maior alegria, acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta a casa.
     A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava a correr todo animado atrás dos mais íntimos para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe.
     Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar ansioso naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida normal de cachorro até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao seu posto de espera.
     O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando àquela hora ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias. Todos os dias.
     Com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos, para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina, com o focinho sempre voltado para aquela direção.
     Lygia Fagundes Telles
     O melhor amigo do homem é o grande homenageado desta data. Os cães estão entre os animais de estimação mais queridos e populares, devido ao companheirismo e lealdade que são fortes características dos caninos.
     Na realidade, o dia 4 de outubro comemora o Dia Mundial dos Animais, porém, diversas ONG’s e instituições de proteção aos cães aproveitaram esta data para promover campanhas de conscientização contra maus-tratos e cuidados necessários aos bichos de estimação.
     Como surgiu o Dia do Cachorro?
     A origem desta data faz referência ao nascimento de São Francisco de Assis, em 4 de outubro de 1225, considerado pela Igreja Católica como o padroeiro da ecologia e protetor dos animais.
Nesta data, por norma, clubes destinados exclusivamente aos apaixonados por cães se reúnem para celebrar todo o amor que sentem por seus bichinhos.
     Instituições e ONG’s também ajudam a promover a adoção consciente e solidária de cachorros em canis, além de alertar a importância a castração para evitar o crescimento no número de cães de rua.

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...