Notícias

03/05/2019 08:37


Otávio Reichert - INTEGRANDO 02/05/2019

    O que te alimenta? Aos agitos da Fenamilho, festa bienal com amplitude Internacional, realizada em Santo Ângelo de 27 de abril a 5 de maio de 2019, fiz a reflexão. Vi pessoas felizes, gastando dinheiro e comemorando. Lembrei dos enfermos, dos sem tempo ou condições para ir, que nada saberão da grandiosidade dos shows, opções recreativas, guloseimas e inovações.
    Voltando no tempo, pensemos na Paixão e Ressurreição de Jesus Cristo. Para milhares de pessoas foi um feriado a mais. Mas para quem crê no Senhor, na Luz do mundo, é o alimento maior, nosso objetivo fim.
    Ao tema inicial, o que alimentou o escritor Antônio Carlos Rousselet, 91 anos, a lançar a obra “Santo Ângelo que eu conheci III – C’est La vie”? Dentre outros lançamentos literários no pavilhão cultural da Fenamilho, este livro teve lançamento no dia 3 de maio, junto a outras obras. Membro da Academia Santo-angelense de Letras – ASLE, é um incansável divulgador da história missioneira e principais personagens históricos.
    O que alimenta teu bem-estar? Estamos lendo pouco, principalmente os jovens. A diversidade de recreações, e mídias, está nos acomodando. Prevejo que a falta de “alimento cultural” nos torne uma sociedade que, não sabendo de onde veio, não saberá para onde ir.
    Goiás Velho: Meu filho Leandro vivenciou sua Páscoa naquela cidade, localizada a 130 km de Goiânia, que se destaca por conservar as construções no estilo barroco-colonial, características do século XVIII. O centro histórico de Goiás é tombado como patrimônio histórico mundial pela UNESCO desde 2001.
    Em Goiás Velho se realiza anualmente, desde 1745, a Procissão do Fogaréu. A atividade teatral tem início à meia-noite da quarta para quinta-feira, antecedendo a Sexta-feira Santa. A procissão simboliza a perseguição dos soldados romanos a Jesus Cristo. Os perseguidores, denominados Farricocos, vestem uma indumentária especial, carregando tochas enquanto marcham pela cidade na busca por Jesus Cristo. Com o apagar das luzes da cidade, os farricocos partem do Museu da Arte Sacra e marcham até o Santuário N. Srª do Rosário, simbolizando o local da Santa Ceia, onde não encontram Jesus. Deslocam-se até a Igreja São Francisco de Assis, onde encontram e prendem Jesus, este simbolizado através de um mastro com sua imagem. O evento atrai devotos e turistas. Neste 2019 aproximadamente 30 mil pessoas acompanharam a procissão, além de outras atividades alusivas.

Para mais fotos de Leandro Reichert, acesse no instagran: @dilonefotografias
Contrassenso: A realização de três feiras na mesma data, sendo tão próximas. A Fenamilho e Expo-feira (Três de Maio) faz anos que competem entre si. Pois agora a Feicap (Três Passos) também teimou, fazendo sua feira de 30 de abril a 5 de maio. E são os alemães que levam a culpa por teimosos!

Humor negro! Dinheiro: Para quem ainda pensa que dinheiro é felicidade, solicito às agências bancárias que deixem atilhos (borrachinhas) perto das máquinas. Muitas pessoas estão com dificuldades... para segurar as cédulas nas mãos.

Humor: Uma mulher no consultório, preocupadíssima:
- Doutor, a minha filha comeu uma nota de cinquenta reais. Terá problemas?
O médico, tranquilamente:
- Fique descansada! Os
políticos já comeram milhões e ninguém deles teve intoxicação até agora...

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...