Notícias

18/11/2016 14:08


Otávio Reichert - INTEGRANDO 19/11/2016

Manhas do chimarrão: não se objetiva ensinar a arte básica do mate, e sim dos avios, do conjunto cuia, bomba, chaleira (cambona) ou térmica, da erva e as manhas do seu feitio. Por que alguns mates entopem, ficam aguados (sem espuma), etc.?
Bomba: Questão de ano, o preço da erva disparou para além dos R$ 10 por quilo, lembram? Isto fez muitos comprarem cuia menor, porém seguiram usando a mesma bomba. Sendo muito grande ou pesada (com resfriador) esta não se fixará no mate, pois o bocal da cuia (curta) fará o suporte (escora) no meio do corpo da bomba.
O bojo também influi, que por teoria tem centenas de poros. Afirma um dos inúmeros fabricantes santo-angelenses: “Só fabrico bombas de chimarrão com 900 furos! O contraponto está na primitiva bomba taquapi (de taquara), apenas com frestas. Embora poucos gaúchos usem, um bom recurso é o filtro coador, evitando inclusive da erva tampar a chupeta, o bico, que pode estar fechado demais pela mordida dalgum peão (ou prenda) estressado.
Obs: Não convém tirar a erva da cuia com a bomba de chimarrão, e sim fazê-lo com uma colher que, além de ser mais adequada, evitará danificar a bomba e diminuir sua vida útil.
Cuias: Além de porongo, temos cuias de chifre, madeira, louça ou vidro. Mas diga-se: assim como a gente come um bolo com os olhos, também um chimarrão bem apresentado terá sabor diferenciado. Principalmente as de porongo, devem ser asseadas periodicamente, de preferência ao sol, evitando azedume.
Erva: Gosto é gosto! Mas de nada adianta ter avios de primeira se a erva for caúna, vencida, etc. Com ou sem açúcar, ou mesmo nativa (mais grossa), certas ervas, com menos ramos ou “farinhenta”, facilitam da erva se socar no fundo da cuia em poucas servidas, apertando o mate do mesmo jeito quando cevado com quantia além do normal. Nestes casos devemos tirar a bomba, e com ela, ou colher, tirar o excesso de erva. Ao repor a bomba, já na primeira servida o mate se ajustará, inclusive com sabor renovado.
Após uma palestra ministrada a jovens tradicionalistas, um pai questionou porque seu mate “desbarrancava” logo após seu feitio. Dei a resposta, que ele confirmou correta: ao primeiro mate, com água em temperatura menor, aguarde um minuto (até dois) para então apor a bomba. Assim como a água é a cola do pedreiro, também ela é que dará a consistência de sustentação da erva, ainda mais se com topete.
Água: No trabalho também uso jarra térmica. Além da água estar na temperatura ideal (+- 70ºC - antes do chiar da chaleira), também a forma de aquecer a água influi na qualidade do mate. E afirme-se: água reaquecida (de chimarrão) perde qualidade por estar com menos oxigênio.
Chaleira: Certas térmicas desfavorecem um chimarrão mais gostoso. Se a água alvorotar a erva na cuia, este ficará mais saboroso. Ao mateador cabe, além de fazer cair mínimas porções de erva antes de cada servida, elevar a chaleira para facilitar um mate mais encorpado.

Boias: O site E-farsas afirma ser falsa, mesmo assim narro a história: uma fábrica de pasta dental aumentou suas vendas aumentando a boca das bisnagas. Porém na produção a máquina deixava alguns tubos vazios misturados aos demais. Para sanar o problema, os engenheiros gastaram oito milhões com um dispositivo que parava a esteira ao detectar o peso inferior do tubo, para este ser retirado pelos funcionários.
Como atrasava o encaixotamento, alguém deles teve a ideia: compraram um ventilador e deixavam-no ligado ao lado e, ao passar um tubo vazio, este era expurgado da esteira. Simples, né?
A boia do título? Pois é! Algum encaixotador criou uma boia telecomandada, que é capaz de fazer um salvamento sozinha. O Protótipo é inovação mundial e está pronta para passar à fase de produção.
São gastos milhões com helicópteros e outros meios para proceder o salvamento nas praias. Alguém solta o aparelho e direciona-o ao náufrago...  

Humor (do Lunga): O funcionário do banco avisou: - Seu Lunga, a promissória venceu...
- Meu filho, pra mim podia ter perdido ou empatado. Não torço por nenhuma promissória.

Ele, cortando limões quando passa sua mulher e perguntou: - Esse limão é pra fazer suco?
- Não, é pra eu usar de colírio!

Na garagem, subsolo, ao entrar no elevador, o ascensorista perguntou-lhe: Sobe?
- E ele anda de lado?

Tradição: Pinheiro de natal deve ser montado em 6 Dez., e até 6 Jan., Dias dos Reis. 
Colunas anteriores, informações e contatos de Otávio Reichert.

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...