Notícias

14/05/2018 19:24


Alunos de Santo Antônio Trabalham a História dos 7 Povos!

Com o objetivo de conhecer a história dos 7 povos das Missões e de criar uma opção de fonte e orientação para divulgar a sua própria história aos colegas das séries do ensino fundamental. Formandos do ensino médio pesquisaram e desenvolveram uma série de atividades no interior da escola Tolentina Barcelos Gonçalves em Santo Antônio das Missões, mobilizando e chamando a atenção para assuntos que importantes para a formação da cidadania e auto estima missioneira. Um embrião que gerou uma série de curiosidades características da cultura da comunidade santo-antoniense com reflexos que não podem ser dimensionados, mas a positividade deste tipo de atividade é inquestionável. 
O brilho nos olhos das crianças e a atividade saudável que envolveu estes alunos mostra o quanto é contagiante e inesgotável quando falamos de nossa própria história. A Região das Missões é rica de revoluções, colonizações, heróis, lendas que mescladas foi nascente de um povo aguerrido e orgulhoso e neste berço avermelhado de itacuru existe um sentimento, uma forma de agir, uma emoção conhecida por todos como “espirito Missioneiro” representado na Cruz de Quatro Braços.
Alunos de 5ª, 6ª e 7ª séries discutindo pontos turísticos, histórias, comidas típicas, roupas e costumes, jesuítas, personagens da cidade, um pequeno ato, uma simples matéria de jovens foram incentivadas a pesquisar e explanar sobre sua história para os seus.
Professora Orientadora da Área do Conhecimento: Cristiana Lauter da Rosa
Grupo: 
Josiane Godois Sanches
Isadora Bonatto
Scheila Santos Batista 
Segue em anexo o trabalho. 
      a) Projeto de Pesquisa apresentado no Componente Curricular de Seminário Integrado e Orientado pela Área do conhecimento Ciências Humanas, Ensino Médio Politécnico do Colégio Estadual Tolentina Barcelos Gonçalves em Santo Antônio das Missões/RS.
      b) Apresentação do Trabalho 

Sepé Tiaraju, montado em seu cavalo crioulo, no contato com Gomes Freire, bradou num grito de guerra: _”co yuy oguereco yara”!  Que quer dizer: esta terra tem dono!

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...