Notícias

03/12/2016 15:14


Otávio Reichert - INTEGRANDO 03/12/2016

Tenores: Mesmo conhecendo a história concito esta leitura, que resumi. Há surpresa e análise no seu desfecho.
Plácido Domingos é madrileño e José Carreras é catalão. E há uma rivalidade secular entre estas nações espanholas. E os tenores não fugiram à regra. Em 1984 tornaram-se inimigos por questões políticas. Muito requisitados mundo afora, ambos faziam constar em seus contratos vetando apresentação do desafeto.
Em 1987, Carreras ganhou um inimigo mais implacável que Plácido Domingos. Foi surpreendido pelo cruel diagnóstico de leucemia. Submeteu-se a vários tratamentos, como autotransplante de medula óssea e trocas de sangue. Por isso, precisava viajar mensalmente aos Estados Unidos. Sem condições para trabalhar, e com o alto custo das viagens e do tratamento, logo findou sua pequena fortuna. Sem condições financeiras para prosseguir o tratamento, Carreras tomou conhecimento de uma instituição em Madrid, denominada Fundación Hermosa, criada com a finalidade única de apoiar a recuperação de leucêmicos. Graças a este apoio, venceu a doença.
E voltando a cantar, com altos cachês, tratou de se associar à fundação. Foi quando, lendo os estatutos, descobriu que o fundador, maior colaborador e presidente era Plácido Domingos. E que fora criada, em princípio, para atender a ele, Carreras. E que Plácido se manteve no anonimato para não o constranger de aceitar auxílio de um inimigo.
Então, durante uma apresentação de Plácido, em Madrid, de forma imprevista, Carreras interrompeu o evento e ajoelhou-se a seus pés, pedindo-lhe desculpas. Depois, publicamente lhe agradeceu o benefício de seu restabelecimento.
Em posterior entrevista, uma repórter perguntou a Plácido Domingos por que ele criara a fundação. Afinal, além de beneficiar um inimigo, ele concedera a oportunidade de reviver a um dos poucos artistas que poderiam lhe fazer alguma concorrência. A resposta de Plácido Domingo foi curta e definitiva: "Porque uma voz como essa não se podia perder." 

Análises: Embora linda, a maior parte desta história é inverídica. De verdadeiro somente o câncer e seu tratamento, e alguma animosidade entre eles. Alguém inventou a “estória”.

Partidos: Mal comparando, em Santo Ângelo também temos dois bons e competentes tenores, estes na área política. E na animosidade partidária, a capital missioneira deixou de crescer ainda mais. Pela oposição, os “tenores” não cantaram juntos, destoando ao coral partidário. Com isto, bons projetos foram vetados, inclusive pelo legislativo, por advir de pleito da oposição.
Foi salutar ver a foto na p. 3 do jornal A Tribuna (26/27 Nov.), quando o prefeito Valdir Andres está com o deputado estadual Eduardo Loureiro. Na reportagem, nosso prefeito solicitava foto para apor à galeria dos ex-prefeitos, e ainda expôs um pouco da situação financeira, gestão que será assumida pelo prefeito eleito, Jaques Barbosa.
Concito-os à união ainda maior. Que o espírito natalino fortaleça os laços de amor.

Leis: Soube de empresas que saíram, outras desistiram de se instalar em Santo Ângelo, devido às muitas burocracias municipais, e fiscalizações, se comparadas a outras cidades.
Como exemplo, cito um estabelecimento onde três dentistas atuam em horários diferentes no mesmo consultório. Por que a exigência de três alvarás distintos?     

Humor: - Como já tens 7 anos... o que você gostaria de ganhar de Natal, minha filha?
- Um preservativo.
- Preservativo?
- É que eu já tenho cinco bonecas e não quero ter mais nenhuma!

Na pequena cidade, o policial para um motorista por excesso de velocidade.
- Mas, seu guarda, eu posso explicar...
- Fique quieto! Vou colocá-lo na cadeia até o chefe chegar! Esbravejou o policial.
- Mas, por favor, eu só queria dizer que...
- Silêncio! Você está preso! Se abrir a boca, apanha! A seguir, jogou o infeliz numa cela e foi embora.
Horas mais tarde, o guarda voltou: - O chefe está chegando! Sorte a sua que hoje foi ao casamento da filha dele. Deve estar de bom humor.
- Duvido muito! Se tivesse me deixado falar, saberia que o noivo sou eu!

Chasque: Para Simone Barbieri Tomé, pela data natalícia no próximo dia 7 de dezembro. Parabéns!  

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...