Notícias

17/12/2016 13:54


Sindilojas Missões faz análise anual, e projeta 2017

Sindilojas Missões faz análise anual, e projeta 2017 como um ano de oportunidades
PRESIDENTE, GILBERTO AIOLFI, DIZ QUE AS DIFICULDADES ENFRENTADAS EM 2016 SERVIRAM COMO APRENDIZADO
O empresário não vai esquecer tão cedo este ano de 2016. Se fôssemos elencar, vários seriam os temas deste ano que está acabando, e que, para o Sindilojas Missões, será lembrado como um ano de muito aprendizado.  
O presidente, Gilberto Aiolfi, destaca que os empresários se utilizam desses ajustes e mudanças políticas para sobreviver em um país que, para ele, é especialista em criar burocracias e muitos freios que dificultam atividade empreendedora. “Estamos vivendo a melhor data do ano, que é a semana que antecede o Natal. Para o comércio varejista é momento para recuperar ou aumentar os resultados. A maior tragédia seria não usar a criatividade, e perder esta oportunidade”.  Ele lembrou que para turbinar esta oportunidade a entidade lançou a campanha Um Sonho de Natal, para todos os lojistas dos 17 municípios da base do Sindilojas Missões. Nessa região são mais de 2000 mil empresas do varejo, responsáveis por aproximadamente 50% dos empregos gerados. A iniciativa da entidade em realizar campanhas promocionais não é nova: campanhas semelhantes foram organizadas na semana que antecedeu o Dia das Mães, como forma de incentivo às vendas no comércio.
Entre os pontos positivos do ano que ora finda, Aiolfi destaca a Convenção Coletiva de Trabalho modernizada, que veio atender melhor a relação entre empreendedores e colaboradores. Assim como o Acordo Coletivo de Natal 2016, que possibilitou um horário diferenciado de funcionamento do comércio. 
Outro fator diz respeito às parcerias realizadas. O Sindilojas Missões assumiu um posicionamento, juntamente com a união de várias entidades e órgão públicos locais no sentido de dar mais liberdade para o empreendedorismo local. Criou o Comitê Contra o Comércio Ilegal, Desleal e Pirata, com objetivo de valorizar mais quem realmente investe no desenvolvimento local, gerando empregos e renda. “Ainda, pelo Programa Unidos Somos Mais estamos fortalecendo a união e as parcerias com entidades, nos momentos de integração com nossos representados e colaboradores. Desenvolvemos ações em conjunto dos Programas do Sistema Fecomércio - SESC e SENAC, além da participação em muitos conselhos municipais para juntos buscarmos alternativas de desenvolvimento e qualidade de vida para a sociedade”, disse.
Em outras ações também são destaques de 2016 o programa Renalegis,  que atua com os poderes Executivo e Legislativo; a Redesim, em parceria com o Sebrae e Poder Executivo municipal; a vigilância constante contra qualquer ameaça de Leis para aumentar impostos, bem como a defesa dos empresários contra a cobrança do diferencial de ICMS (DIFA). Nas parcerias, a consciência cidadã, juntamente com os CTG locais, no sentido de se conquistar soluções em conjunto através da cultura tradicionalista e a comunidade empresarial, reunindo seus colaboradores e famílias. Outro fator é o debate em torno de temas relevantes, como de infraestrutura - juntamente com entidades de classes, sindicatos, universidades, conselhos de desenvolvimento. “O Sindilojas se integra nestes importantes e necessários desafios permanentes”, diz Aiolfi, acrescentando que “participamos nos projetos políticos, nos debates, sempre na defesa das empresas, emprego , renda, bem como governança pública mais eficiente e eficaz  comtemplando menos  despesas físicas e mais investimentos públicos”, destaca. 
E, sem esquecer, o sistema de gestão implantado: o Sindilojas Missões recebeu o reconhecimento, pelo 11º ano consecutivo em âmbito nacional, em gestão, sendo destacado pelo SEGS. 
A preocupação com a ecologia também esteve na pauta em 2016, com a Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico e Linha Branca, uma iniciativa da Fecomércio que o Sindilojas Missões encampou, e que na atualidade conta com dezenas de entidades e instituições locais.

APRENDER É MUDAR
“Com o aprendizado de 2016 o futuro deve levar em consideração que o pensamento passa pela consciência de que o aprender é mudar. Nossa mente deve estar predisposta a aprender, e cada vez mais trabalhar em conjunto, dividindo as experiências de cada um. 
Não resta dúvida que o melhor resultado é quando todos fizerem o melhor de si para o grupo.  Houver um entendimento de que muitas vezes direitos adquiridos se confundem com privilégios concedidos. E, sempre que existir crise o primeiro passo é reconhecê-la e enxergá-la pela visão de oportunidade. Somos o resultado do que plantamos, e o nosso pensamento é o primeiro passo. A entidade Sindilojas Missões está aguardando sua opção de primeiro passo para 2017. Havendo a vontade dos empreendedores, a entidade patronal é, e será, porta de entrada para um mundo de oportunidades”, Gilberto Aiolfi – presidente – Sindilojas Missões.

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...