Notícias

16/02/2017 20:11


Otávio Reichert - INTEGRANDO 18/02/2017

Patagônia: Viajar é sempre boa opção. O companheiro Tenente Rozek e esposa excursionaram até a Patagônia, trazendo boas novidades de lá, onde o turismo está em alta.
Terra do Fogo: Estima-se que esta região austral era habitada por 2.500 índios da etnia Yámana (desapareceram). Para suportar o frio, eles faziam fogueiras, daí o nome de Terra do fogo. Como suportavam o frio, se andavam pelados? Untavam o corpo com óleos, geralmente extraído de baleias e leões marinhos.
Cordeiro patagônico: Vive nas estepes da terra do Fogo. Com vegetação escassa, ele adquiriu características diferenciadas. Sua produção requer média de 1 cordeiro para 10 hectares, mesmo assim resultando em carne magra, porém saborosa. Assado à moda costelão gaúcho, é um dos pratos especiais da região. Requer menos tempero devido a água salobra, pois chove em média 200mm/ano.
Pinguins: Vivem livres, costeando o oceano e nas ilhas. Seus ovos e carne são consumíveis, porém os habitantes dali não tem o hábito de se alimentar desta ave.
Ushuaia: Considerado o “fin del mundo”. Entre as atrações, um presídio abandonado (Séc. XX). Situado numa ilha. Aos presos, uma das punições mais leves, por mau comportamento, era não poderem sair para cortar árvores, permanecendo na cela fria.
Vento e flora: São constantes, salvo no forte do inverno. De uma espécie de espinilho extraem uma frutinha azul, chamada calafate (faz ótimo licor) e dá nome para um lugarejo. Neste, situa-se o Glaciar Perito Moreno, geleira alimentada pelo derretimento das neves.

Primo Olavo: Na segunda-feira, 6 Fev., veio a óbito o querido primo Olavo Fritsch, 74 anos, que residia em Esperança do Sul, costeando o Rio Uruguai. Não pude me despedir pessoalmente, mas novamente externo os sentimentos à família, também leitores desta.
Pessoa alegre como fora seu pai, certa vez o primo cometeu uma gafe, esta perdoada pelo tio Evaldo Neuberger. Foi há uns 20 anos. Estávamos no velório da tia Lídia e, sentados defronte à igreja, sem perceber que o viúvo estava ali próximo, disse o primo Olavo: - É! Aos poucos todos os tios e tias estão morrendo... não sobrará nenhum deles.
O tio, então com 73 anos, num repente e em alto tom, sentenciou em alemão: “Mit deinen grossen Knochen willich noch Orangen niederschlagen! (Com teus ossos grandes ainda quero derrubar laranjas!)
A expressão figurativa deve ter origem das guerras germânicas. Como nem sempre os idosos partem primeiro, o tio Evaldo, agora com 93 anos, foi se despedir do sobrinho. Descanse em paz!

Cúmulo: Certos fatos são impossíveis de ser imaginados. Este é um deles.
Em Brasília, uma mulher pediu à Justiça que anule o contrato em que "encomendava" a própria morte. Para justificar o cancelamento, a autora disse ter quadro depressivo e que estava fora de suas condições normais. O juiz rejeitou os argumentos por não haver registro em cartório e a causa ser incabível Após duas tentativas fracassadas de suicídio, ela havia transferido ao "matador de aluguel" um veículo e pago quantia em dinheiro.

Humor: Para ver a reação do marido, uma mulher escreveu num papel: "Fui embora, não volto mais." Escondida sob a cama, esperou.
Ele entrou no quarto, viu o papel, escreveu qualquer coisa nele e se pôs a cantar, todo satisfeito. Deitando-se, ligou (celular) para alguém: - Amor, a outra doida foi embora. Estou a caminho, lembre se que te amo muito! Escreveu novamente e saiu.
Enquanto ele saía de carro, a furiosa mulher, ao sair de sob a cama, leu o escrito dele: - Consigo ver teus pés!
- Fui buscar pão... Deixa de ser retardada e faz a janta!

GDF Os Farroupilhas: Realiza Jantar Fandango de Posse da Patronagem.
Quando? Hoje, 18 Fev. Animação: Herança Missioneira 

Chasque: Aos companheiros tenentes: Juliana, Matheus, Mousquer e seu mano Jair. Ao Sten Ricardo e Sgt Alexandre. Com suas famílias, viajaram juntos até Natal - RN, onde visitaram o Ten Cel Vilardo, nosso recente ex-chefe. Para amigos, não há distância...
Em foto, num aeroporto, o Mousquer, também conhecido como Queno, lendo “Decifra-me”, obra deste poeta. Eu mereço! 
Site: Outras Colunas de Otávio Reichert
Facebook = Otavio Geraldo Reichert 
Site: Cemitério dos Cativos Pajada de Otávio Reichert
Pajada: Lenda e Pajada do João de Barro
Vídeo: FARROUPILHAS - Dos versos de Otavio Reichert;
Imagem: Palestra com Otávio Reichert sobre Cultura Gaúcha
Vídeo: Café de Cambona Cultural 2016 ASLE 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...