Notícias

17/03/2017 14:40


Otávio Reichert - INTEGRANDO 18/03/2017

     Surpresas: A vida é cheia de surpresas. E não fosse assim ela poderia se tornar monótona. Atualmente estamos ainda mais exigentes. A mesmice nos cansa. Analisemos!
Ao bom marido cabe surpreender, seja com flores, presentes, atitudes. A boa esposa surpreende o marido inovando a casa, mudando visual. Isto envolve os filhos, o bom relacionamento entre namorados.
A boa escola deve ser inovadora, principalmente para os alunos. Sei! Há limitações financeiras como complicadoras para certas inovações, citando os recursos de informática.  Ex: inovar novo modelo de camiseta (vestes), é sempre um alento de identificação, a até mesmo para uniformizar o grupo.
Escolas precisam inovar, porém qualquer inovação incorre em gastos. Empresas não inovadoras tornam-se obsoletas. Funcionário precisa fazer cursos, se atualizar. Enfim, buscar surpreender. Uma das estratégias militares está em conhecer o inimigo, e assim prever as ações inimigas, evitando surpresas.

     Catarse: Os sonetos geralmente são formados por 4 estrofes, sendo os dois primeiros de  4 versos, seguidos por duas estrofes de 3 versos (4 4 3 3). Para a última estrofe, convén que o poeta lapide um fechamento de ouro, algo retumbante, ou seja, uma surpresa.
A surpresa na escrita está na catarse, significando entre outras mais: provocar em outra pessoa, de forma controlada, o despertar de emoções contidas e omitidas, que precisam ser despertas e expostas, para a liberação de bloqueios emocionais. (Dicionário informal)
Resumindo, espera-se sempre um final surpreendente, de preferência que o bem se sobreponha ao mal. Lembrando a novela Vale Tudo (TV Globo 1988 /89), o final dela gerou dupla surpresa aos telespectadores, decepcionando a muitos, pois o mal venceu o bem. Teria sido indício aos novos tempos?

Poesia: Para exemplificar um pouco mais, segue letra, que não é soneto, com estilo para “Bandinha”, esta e minha autoria.
.DE MAL A PIOR

Briguei com ela! Ela brigou comigo.
São coisas da vida, mas parece castigo.
 Repensei meus erros, pensei no perdão.
pensei no amor, na reconciliação.
pensei muitas coisas, no amor dividido...
Mas não esperava ser duplamente traído.
 As minhas mensagens não respondeu.
Meus telefonemas não atendeu.
Porém sua voz eu pude escutar
pelo celular do meu melhor amigo.
 Ela atendeu, sem saber que era eu.
- Oi querido! O que queres comigo?
Foi grande a surpresa! Aumentou a tristeza!
 Perdi meu amigo, perdi minha amada.
De mal a pior! Vou pegar outra estrada.

Boatos: Entre as tantas notícias que circulam, principalmente pelo WhatsApp, uma delas cita que a Lei 12944 permite quebrar (destruir) o celular de quem não prestar atenção se você estiver falando. O boato é falso, mas que dá vontade dá. Também me incluo nestes usuários! Ai que ter disciplina...
Sobre boatos, aconselha-se, antes de ficar reenviando certas notícias “bomba” acessar o assunto no Google acrescentando “falso ou verdadeiro”. Vários sites se especializaram em dirimir informações e falácias.

Edital: 2ª Convocação: O Presidente da Diretoria Executiva (DE) do Centro Cultural da Etnia Alemã de Santo Ângelo, renova convocação (1ª em 2 Mar 17) aos associados com direito a voto para a Assembleia Geral Ordinária a ser realizada no dia 23 Mar. 2017, às 19:30h, e segunda e última convocação às 20h, a ser realizada na sede social situada no Parque da FENAMILHO.
Ordem do dia: a) Prestação de contas, com parecer do Conselho Fiscal (CF).
b) Eleição da DE, do CF e 50% do C. Deliberativo. Assina: Elói Grasel - Pres.

Humor: O garoto ao pai: - O que é isso?
- São ameixas pretas, meu filho!
- E por que são vermelhas?
- Porque ainda estão verdes!

Chasque: Sempre gratificante ser valorizado. Assim como no seu trabalho, na sua vida, o elogio é bem-vindo, saber termos inúmeros leitores é gratificante.
Vai meu chasque a todos os assíduos leitores, em especial ao professor poliglota e pianista Olavo Neis. 

Site: Otávio Reichert
Facebook = Otavio Geraldo Reichert

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...