Notícias

24/03/2017 18:40


Otávio Reichert - INTEGRANDO 25/03/2017

       Posições para dormir: Um poema meu finaliza assim: “Até conselhos perigam, mesmo não custando nada!” Quais são as melhores posições para dormir? Além dos hábitos individuais, por vezes se impõem certas posições, seja com criança no meio, ou ainda três adultos dividindo a mesma cama, etc.
       Sono: Poucos hábitos são tão eficientes quanto o de dormir: fortalece a memória, ajuda a controlar a hipertensão e o diabetes, diminui riscos de doenças cardiovasculares e até previne a obesidade e a depressão! Dormir em posição não adequada pode trazer dores musculares e acordar cansado.
Deitar de lado é considerada a melhor posição para dormir, por permitir que a cabeça e pés fiquem na altura do coração, facilitando a circulação e fazendo com que o corpo funcione melhor durante o sono.
       Lado esquerdo: É a melhor posição para dormir, principalmente por contribuir para a digestão. Como o pâncreas e estômago estão do lado esquerdo, dormir desse lado é a melhor maneira de canalizar os sucos gástricos. Outra vantagem é que as enzimas pancreáticas são secretadas mais facilmente. Essa técnica evita até dores no estômago e cansaço ao levantar. E também evita o refluxo.
       Grávidas: "Descanse!" Conselho por vezes difícil de cumprir. A barriga crescendo, um bebê agitado e mudanças hormonais... e aí as mães se viram e reviram tentando dormir. A posição de bruços é proibitiva, e de costas também, principalmente nos últimos meses. O ideal é deitar de lado com um travesseiro entre os joelhos para o apoio lombar. Algumas mulheres encontram alívio dormindo em uma posição levemente reclinada com muitos travesseiros atrás e em torno delas.
Com gravidez avançada, a necessidade de urinar mais seguidamente aumenta por comprimir a bexiga. E aí se recomenda tentar limitar beber antes de dormir. Urinar frequentemente pode ser apenas um sintoma de estar grávida.
       Dicas: Cortar a cafeína da sua dieta e exercícios regulares promove sono melhor. Beber um copo de leite morno antes de dormir, ou ainda chás de plantas podem ajudar a dormir, fazendo esquecer a posição ideal.

       Doce de abóboras: Gosto de saber fazer as coisas, incluindo a culinária. Certa vez me explicaram o preparo deste doce adicionando porções de cal, deixá-la mergulhada... etc.
Pois aprendemos (a esposa também), pelos conhecimentos da prendada vovó Maria Porciúncula uma maneira fácil do seu preparo. E como não devemos guardar os saberes, consiga uma abóbora e mãos à obra, que vale a pena!
Descasque normalmente a abóbora e pique em quadrados ou rodelas conforme melhor lhe apetecer, de preferência não muito pequenas. Coloque as partes picadas na panela e cubra com açúcar na proporção de 700 gramas para cada quilo de abóbora. Deixe de molho por algumas horas (12h). O açúcar se transformará em caldo pelo suco da abóbora. Leve ao fogo e deixe cozinhar por umas duas horas, deixando a tampa semiaberta e evitando mexer para evitar que se desintegrem os pedaços. Adicione cravo e canela (a gosto) para realçar o sabor.
E ensinou ainda: caso queira cor mais escura e mais consistente, desligue e reaqueça novamente até a fervura por alguns minutos. Além de saborosa, é bastante nutritiva. Bom apetite!

       Humor: Lula e José Dirceu foram jantar em luxuoso restaurante com talheres de ouro. Quando Lula viu o Zé Dirceu pegar duas colheres de ouro e esconder no bolso surgiu a oportunidade. Pegou outras duas e deixou-as cair no chão. O garçom aproximou-se para ajuntá-las, ao que Lula lhe disse:
- Ajuda-me a fazer uma mágica, companheiro? Pega essas duas colheres e põem no meu bolso.
Quando o garçom o fez...
- Ok senhor, e agora?
- Conta até três e tire-as do bolso do Zé Dirceu!
Não é que a mágica deu certo? Todos aplaudiram e Lula saiu rindo!
Moral da história: Roubou, ninguém viu, colocou a culpa no outro e saiu aplaudido.

       Sarcasmo: Tem colchão redondo para vender? Quero presentear minha sogra, para que possa dormir enrolada... 

Site: Otávio Reichert
Facebook = Otavio Geraldo Reichert

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...