Notícias

03/05/2017 17:07


Prefeitos da AMM participam de assembleia na Fenamilho

Santo Ângelo foi sede na manhã desta sexta-feira (5) da Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e da Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), reunindo prefeitos e autoridades de 26 municípios que formam a Associação na Fenamilho Internacional – 18ª edição.  Conforme o presidente da Feira e vice-prefeito de Santo Ângelo, Bruno Hesse, “além de ser uma feira multissetorial, que promove negócios, cultura, entretenimento e gastronomia, a Fenamilho também se apresenta como um instrumento na busca de soluções para os problemas de nossos municípios”. Entre as dificuldades, Hesse apontou a luta dos gestores municipais pela reforma no valor repassado aos municípios através do Pacto Federativo, que estabelece a divisão dos impostos arrecadados no país entre municípios (15%), Estado (25%) e União (60%). “Temos a maior responsabilidade sobre os munícipes e recebemos o menor recurso. Precisamos de mais para poder atender a nossa população”, ressaltou. 
Em 2017, a AMM completa 50 anos de atuação, e seu papel em promover o desenvolvimento regional foi destacado pelo deputado estadual Eduardo Loureiro. No final deste mês, a entidade será homenageada na Assembleia Legislativa do Estado, recebendo a Medalha do Mérito Farroupilha, distinção destinada a pessoas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado. Mencionando a atuação da AMM, o prefeito anfitrião do encontro, Jacques Barbosa, destacou que o “desenvolvimento de Santo Ângelo depende do desenvolvimento da região”, salientando ainda a conquista do Aeroporto Regional de Santo Ângelo e a importância de uma luta integrada e engajada da região para a melhoria de infraestrutura do local. 
Pautas
Entre os principais assuntos da pauta do encontro mensal, esteve a composição da Comissão Mista Binacional Pró-Ponte Porto Xavier (Brasil) - San Javier (Argentina), integrada por representantes dos dois países, com o objetivo de trabalhar ações conjuntas em defesa da construção da ponte internacional na região das Missões/Porto Xavier e em San Javier.
Segurança nos 26 municípios missioneiros, cinquentenário da AMM, cirurgias no Hospital Santo Ângelo, projeto Missões pela Vida, Marcha dos Prefeitos a Brasília, demandas do turismo, entre outros assuntos foram debatidos na reunião, coordenada pelo presidente da AMM/Funmissões e prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Antonio Sartori. Também estiveram presentes no evento o presidente da Fiergs, Heitor Müller e o secretário adjunto da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado, André Kryszczun. 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...