Notícias

29/07/2017 19:07


Otávio Reichert - INTEGRANDO 29/07/2017

Torresmo: Iguaria muito apreciada pelos gaúchos. Começa pelo animal (suíno) abatido: ter sido capado e, sendo fêmea, não estar no período do cio. Como se faz um bom torresmo?
Buenas! Tirando-se o couro (pele), a banha deve ser picada em cubos de no máximo 3X5cm, assim fritando melhor. Inicia-se a fritura no tacho com fogo forte, evitando ficar “borrachóide”. Pela metade do ciclo (+- 1h) podemos adicionar a gordura mole (região abdominal). Caso haja gorduras “espumadas”, que ficam boiando por estar com ar, convém apertá-las contra a parede com a pá, esta usada desde o começo evitando queimar ou grudar no fundo. Gradualmente vai se baixando a intensidade do fogo.
A experiência soma bastante para definir a hora de tirá-la do fogo, mas a coloração amarronzada dá ideia do ponto certo. Convém evitar torrar a gordura, o que resulta também em banha mais seca, mais dura. Se tirada antes do ponto a banha fica aguada, podendo em pouco tempo ficar rançosa.
A parte final é ainda mais importante: após colocar a gordura na prensa, com pano ou coador no recipiente, devemos prensá-la próxima do máximo possível (evita ficar farinhento). Tirar o torresmo em seguida para vasilha de metal (ainda quente) e abrindo-a em tabletes adicionar sal a gosto. Bom apetite!
Obs: o torresmo não prensado fica gorduroso demais e menos saboroso, sendo prejudicial à saúde.

Condenado: Luiz Carlos dos Santos era vice-presidente do Condepe paulista. Ele e outros quatro advogados faziam parte da facção criminosa PCC. O que isso nos interessa?  Santos  recebia R$ 5 mil mês do PCC para “plantar” denúncias de violação de direitos humanos Cabia-lhe a função de obter informações privilegiadas dentro do conselho e repassá-las ao PCC.
Chega a ser revoltante! Buscam inverter os valores, fomentando jogar a população contra os policiais. No RJ já estão conseguindo isto. Possivelmente alguns meios de comunicação também recebem para divulgar qualquer exagero ou erro policial. O meliante foi condenado (26 Jun.) a 16 anos e 5 meses de prisão mais multas por integrar organização criminosa e corrupção passiva. Que sirva de exemplo e alerta.
Portanto, nos sensibilizemos mais com as carências da polícia e com as famílias vitimadas pela perda dos seus.

Inverno: Mesmo o leitor mais distante tem acompanhado o frio intenso no sul do Brasil na semana passada, e agora acima dos 20ºC.
As plantas hibernam no inverno, e também a maioria dos animais não procria nesta estação, incluindo a maioria das aves.

Pinguins: Está entre as exceções. Suportando até -50ºC, se reproduz durante o ano todo. A fecundação chega a ser dramática, pois chocam os ovos sem fazerem ninho, mantendo-os sobre os pés por cerca de 65 dias. Como ficam (em dormência) amontoados em bandos, também suportam melhor ao frio e ventos. O macho cumpre a maior etapa da chocagem, sendo incrível o ritual da troca (para que o ovo não congele) do macho para a fêmea, que retorna do mar bastante alimentada. 
Caso a mãe não retorne do mar, o pinguim Imperador alimenta o filhote com secreções especiais de uma glândula especial existente no seu esôfago.

Humanos: De qualquer maneira, parece que temos a maior taxa de natalidade no inverno. Pesquisas do IBGE apontam como maior índice de aniversários o mês de março, com 9%. Neste caso, o mês de junho (do Dia dos Namorados) é o período mais fértil aos humanos. Na sequência, os meses com maiores taxas estão entre abril e setembro.

Para refletir: Não é o peso da carga que o derruba. É o modo como você a carrega. C. S. Lewis

Humor: O alemão fazendeiro antes de viajar recomendou ao filho:
- Amanhã virá aqui um comprador de porcos. O preço da porca é mil reais, mas se ele pechinchar faz por oitocentos.
No dia seguinte chegou o comprador:
- Bom-dia garoto. Qual o preço da leitoa?
- É mil, mas se pechinchar é 800!
E a mãe, ainda querendo consertar o preço, elogiando o tamanho dela, mas saiu-se assim:
- Ela vale mil. Veja como ela é bem alta e longe!

Colono e Motorista: Comemoração no GDF Os Farroupilhas com Jantar Baile.
Animação por Pedro Ivo e Grupo. Cartões a R$ 25 e 30 (não sócios)
Quando? Neste sábado, 29; com procissão às 17h, Missa Crioula às 19:30, sucedido por jantar e bailanta. 

Site: Otávio Reichert
Facebook Otavio Geraldo Reichert   
Site: Cemitério dos Cativos Pajada 
Site: Lenda e Pajada do João de Barro 
Site: Passo da Guerreira
Site: No Silencio da Lagoa da Mortandade 
Vídeo: Café de Cambona Cultural 2016 ASLE 
Vídeo: Café de Cambona Cultural 2016 ASLE

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...