Notícias

18/04/2018 18:08


A Alternativa Sustentável de Nossas Verdadeiras Origens

As Missões tinham como principal fonte de renda o cultivo da erva-mate, e mesmo após a Guerra Jesuítica este cultivo sempre foi predominante na região e Santo Ângelo possuía os maiores ervais e era porto de armazenagem da região, dai a fama de ser a mais rica das reduções. Essa planta como seu cultivo é diretamente ligada a nossa origem Guarani.
Grandes caravanas durante séculos arrebanhavam gado e carregavam erva-mate desta região para o mundo. Esses fatores foram os principais motivadores para uma bela e cívica atividade que ocorreu junto a Aldeia Guarani Yakã Ju (21/08/17) unindo diversas instituições.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais oportunizou Curso de Cultivo e Manejo da Erva-Mate, o pesquisador Jose Roberto sugeriu a ideia aos membros Aldeia Guarani Yakã Ju que participavam como alternativa de cultura, turismo e renda.
Com o auxilio da Procuradoria Geral da República, Rafael Lugsh RGE Energia CPFL, Caminho das Missões e Prefeitura de Santo Ângelo que disponibilizou e integrou diversas secretarias que estruturaram e acompanharam o plantio e toda a infra estrutura estratégica que envolveu e envolverá os reflexos de um projeto e ação como esta.
 Acabou se transformando em um verdadeiro evento de mobilização, integração e conscientização entre nossas origens, história, miscigenação, cultura e desenvolvimento sustentável.
O trabalho do plantio das mudas levaram todos a uma verdadeira confraternização e volta a origens, carregados de um sentimento de respeito todos se emocionaram quando ao final o membros da Tribo cantaram em agradecimento a participação de todos.
É merecido acrescentar que o Sindicalista Osvaldino Luca foi o grande coordenaro e mobilizador para que este resgate, que é de todos, tivesse o alcanse que teve.
Site: Lenda Da Erva Mate Versão Indígena 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...