Notícias

18/10/2017 14:23


União Histórica Marca Conquista Da Ponte Internacional Porto Xavier/San Javier

Diante da aprovação dos recursos, AMM segue trabalhando na elaboração e execução do projeto. Um grande ato comemorativo será celebrado na assembleia da Associação dos Municípios das Missões (AMM) dia 24 de novembro.
17 de outubro de 2017. Uma data que entra para a história da Missões e toda a região Noroeste do Rio Grande do Sul. Depois de quase meio século de luta e de muita, muita articulação, persistência, união, fé e confiança do povo missioneiro do Brasil e da Argentina, chegou o momento de comemorar: a ponte internacional Porto Xavier/San Javier agora não é mais sonho, e sim, uma realidade, mas que ainda parece um sonho...
O anúncio oficial da aprovação da emenda de bancada impositiva no valor de 81 milhões de reais para a ponte Porto Xavier/San Javier, foi transmitido na noite de terça-feira pelo líder da bancada gaúcha, deputado Giovani Cherini, no Plenário 9 da Câmara dos Deputados. A outra emenda contemplada, em primeiro lugar, foi a BR 116. A partir de agora, mediante aprovação dos recursos, a AMM segue firme atuando nos trabalhos de elaboração e execução do projeto.
PEREGRINAÇÃO VITORIOSA
Na semana passada cerca de 45 lideranças missioneiras, incluindo o presidente da AMM, Brasil Sartori e o deputado estadual, Eduardo loureiro, e o presidente da Associação do legislativo das Missões (ALM), Bio Milczareck, estiveram no Congresso Nacional percorrendo, incansavelmente, os gabinetes dos parlamentares e senadores gaúchos, em busca de apoio para a emenda de bancada da ponte Porto Xavier/San Javier. Na manhã de segunda-feira (16), uma comitiva integrada por 12 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, imprensa e secretários municipais, novamente estiveram com os deputados e assessores reforçando o pleito. Os missioneiros seguiram articulando até o momento em que iniciou a votação. E deu certo!
TORCIDA MISSIONEIRA
Presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Antonio Sartori, que assim como outros gestores não pode estar presente em razão de compromissos anteriormente agendados, disse que mesmo à distância a torcida foi intensa.
"É difícil traduzir com palavras o sentimento que tomou conta do coração dos missioneiros. Estou emocionado e muito feliz por esta árdua conquista, que se deve a mobilização da região missioneira e grande Noroeste, em especial da AMM, por meio dos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, imprensa, empresários, e comunidade", comemorou Sartori. Ele fez questão de destacar "o agradecimento especial a toda a bancada federal gaúcha, que independente de sigla partidária abraçou a luta pela ponte Porto Xavier/San Javier". Sartori expressou gratidão também ao presidente da AMUPLAM, Edison Arnt, que desde abril deste ano declarou apoio  formal, em nome dos municípios da grande Ijuí nesta luta da ponte, assim como alguns prefeitos da Grande Santa Rosa.
MOBILIZAÇÃO CONTAGIANTE
Para o prefeito de Porto Xavier, Vilmar Kaier, a forte mobilização da região missioneira pressionou, sensibilizou e contagiou a bancada gaúcha. "Os parlamentares do RS, o presidente Sartori, os colegas prefeitos, os vereadores, os secretários municipais, os empresários e todos que se envolveram neste intenso trabalho de articulação política, foram fundamentais nessa conquista que não é só de Porto Xavier, mas de toda a região missioneira", ressaltou Kaiser, que e presidente da Comissão Binacional Pró Ponte Porto Xavier/San Javier.
Com a mesma emoção, o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul de Porto Xavier, Ovídio Kaiser, afirmou que o êxito desta conquista se deve a força e a mobilização histórica, que moveu todas as lideranças missioneiras e da região noroeste.
Uma obra que fará a diferença, pois vai alavancar a economia das Missões e de toda a região Noroeste. "Esta foi uma luta de todos, especialmente da AMM, dos prefeitos e lideranças que percorreram os gabinetes na semana passada e também nesta semana. Além de irmos pessoalmente falar com os parlamantares, buscamos apoio da bancada gaúcha por e-mail, whats e por telefone. Valeu a pena nossa mobilização aqui em Brasília", explicou o vice-presidente da Associação dos Municípios das Missões e prefeito de Rolador, Paulo Peixoto.
NOVO PATAMAR
Diretor do Departamento de Turismo da Funmissões, Ricardo Klein evidenciou a importância da ponte para impulsionar o turismo missioneiro. "Nossa equipe trabalhou muito. Nossos agradecimentos a todos da bancada que votaram em nosso projeto, independente de partidos", salientou Klein, que é prefeito de São Nicolau, ao lembrar que outras lutas como os acessos asfálticos de Garruchos e Pirapó (que ainda não saiu do papel), Ubiretama e Rolador (obras praticamente paradas) continuarão entre as prioridades da AMM/Funmissões.
Secretário Executivo do Detur/Funmissões, Marcos Mattos, que não só acompanhou as comitivas em Brasília, mas também atuou diretamente nas articulações junto à bancada gaúcha, salientou que a cada ano a região ds Missões perde empregos, renda, PIB e população economicamente ativa, especialmente jovens que saem do curso superior. "Com a construção da ponte internacional,com certeza esta situação vai mudar. Me sinto feliz por ter dado a minha contribuição, juntamente com toda a acomitiva da AMM. Mattos ressaltou que depois da pavimentação das BRs 285 e 392, a construção da ponte internacional é o maior investimento público federal da região.
CONFIANÇA NA BANCADA GAÚCHA
Em todo este processo de mobilização da região quanto às tratativas da emenda de bancada da ponte internacional Porto Xavier/San Javier, é preciso muita parcimônia ao citar nomes para que não se cometam injustiças, pois muitos foram os envolvidos para que este sonho se tornasse realidade. No caso da bancada federal gaúcha, os proponentes da emenda da ponte internacional Porto Xavier/San Javier foram os deputados Darcísio Perondi e Cajar Nardes, porém, todos os parlamentares e senadores gaúchos abraçaram esta luta, que tem quase meio século, e ficaram felizes com esta conquista.
"Em nome da Associação dos Municípios das Missões AMM reiteramos, com muita emoção que AS MISSÕES CONFIAM E AGRADECEM A BANCADA GAÚCHA", destacou o dirigente da AMM, Brasil Antonio Sartori, acrescentando a valorosa contribuição também do deputado estadual missioneiro, Eduardo Loureiro, que sempre esteve ao lado da AMM nas articulações políticas, defendendo publicamente seu apoio à ponte Porto Xavier/San Javier.
ATO COMEMORATIVO
No próximo dia 24 de novembro, às 9 horas da manhã durante assembleia da Associação dos Municípios das o Missões, na sede da entidade, em Cerro Largo, será realizado um grande ato comemorativo com a presença de representantes da bancada gaúcha, prefeitos, vereadores, empresários, imprensa e outros convidados.

Região das Missões, 26 municípios a integram e assim a Associação dos Municípios das Missões AMM.
Bossoroca
Caibaté
Cerro Largo
Dezesseis de Novembro
Entre-Ijuís
Eugênio de Castro
GarruchosGiruá
Guarani das Missões
Mato Queimado
PirapóPorto Xavier
Rolador
Roque Gonzales
Salvador das Missões
Santo Ângelo
Santo Antônio das Missões
São BorjaSão Luiz Gonzaga
São Miguel das Missões
São Nicolau
São Paulo das Missões
São Pedro do Butiá
Sete de Setembro
Ubiretama
Vitória das Missões.
Esse ideal é uma das heranças dos fundadores dos municípios missioneiros que, com a ajuda dos padres jesuítas, implantaram um modelo de desenvolvimento embasado na educação e na promoção da valorização humana. 
Vídeo: Região das Missões - Noroeste Gaúcho 
Vídeo: Fronteira Oeste Rio Grande do Su

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...