Notícias

18/10/2017 19:06


CineSolar chega a Santo Ângelo nesta segunda-feira

Projeto com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura reproduzirá ao ar livre curtas-metragens e o filme brasileiro “O Palhaço”
Na próxima segunda-feira, 23, Santo Ângelo irá receber o projeto CineSolar que vem percorrendo todo o país desde 2013, o furgão é equipado com placas solares que geram toda a energia necessária para a estrutura que realiza a exibição de filmes, e é composta por um projetor e sistema de som. Com esse sistema o CineSolar consegue exibir projeções em lugares que não possuem rede de energia elétrica. 
O projeto tem o apoio do Governo Municipal por meio da Secretaria de Cultura, é realizado pela produtora Brazucah Produções e com o financiamento do Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei Rouanet. O patrocínio vem através da Rio Grande Energia (RGE), da Companhia Paulista de Força e Luz Renováveis (CPFL) e de empresas do Grupo CPFL Energia.
Durante o evento acontecerá também a exposição Eco Estúdio Solar, que vai apresentar a van CineSolar e todo o projeto, no interior do automóvel existem infográficos e monitores que mostram o funcionamento do carro e como são passadas as informações para que a energia solar se transforme em energia elétrica. Além de aprender sobre o funcionamento dos equipamentos serão mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis para utilizar no cotidiano. 
No período da tarde irá acontecer a Oficinema Solar uma oficina de cinema para cerca de 30 escolares do município que terão a oportunidade de experimentar uma introdução ao audiovisual e desenvolver um roteiro de cinema, que será produzido através de um curta-metragem e a noite exibido junto com os outros filmes.  O CineSolar já realizou 460 sessões e 144 oficinas em 252 cidades do Brasil e teve mais de 71 mil espectadores, e obteve a economia de 171KW, que vale a mais de três mil horas de uma geladeira ligada. 
O evento vai acontecer na Rua Florêncio de Abreu entre o Memorial Coluna Prestes e Teatro Antonio Sepp, em caso de chuva será transferido para o interior do Teatro. Às 20 horas iniciará com quatro curtas-metragens infantis: Pajerema, Procura-se e dois filmes da mostra “Curtas Brasília” todos possuem a temática de sustentabilidade. Às 20h40min será a vez da exibição do filme brasileiro “O Palhaço” dirigido por Selton Mello.
O filme retrata a vida de Benjamim (Selton Mello) que trabalha no Circo Esperança junto com seu pai Valdemar (Paulo José). Eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da platéia. Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e assim, volta e meia, pensa em abandonar Lola (Giselle Mota), a mulher que cospe fogo, os irmãos Lorotta (Álamo Facó e Hossen Minussi), Dona Zaira (Teuda Bara) e o resto dos amigos da trupe. Seu pai e amigos lamentam o que está acontecendo com o companheiro, mas entendem que ele precisa encontrar seu caminho por conta própria.
Texto: Isabelle Luft

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...