Notícias

08/11/2017 14:29


Atividades Da Trilha Dos Santos Mártires

A Trilha dos Santos Mártires, através de sua diretoria vem trabalhando incessantemente para cumprir com seus objetivos de realçar o nome dos Três Mártires Missioneiros, Santos; São Roque González, São Afonso Rodrigues e São João de Castilho, canonização em 1988, contando sua história e e a história das Missões. Também trabalhando na luta pela preservação do pouco que nos resta de nossas, matas, campos nativos, nascentes e banhados. Trabalhando muito forte também a espiritualidade das comunidades por onde passa a trilha e dedicando grande parte do nosso tempo na parte cultural a que a trilha se propõe a fazer, visto ter sido reconhecidada pelo Estado do Rio Grande do Sul como de Relevante Interesse Cultural.
Para isso sua diretoria tem procurado participar dos mais diversos eventos de nossa região como segue:
Dia  27 de setembro durante a Expo São Luiz uma comissão da Trilha fez entrega de uma placa e uma camiseta  ao cantor e compositor Sãoluizense Érlon Péricles em agradecimento por ele ter composto uma música em homengem a Trilha dos Santos Márires das Missões;
Dia 29 pela manhã diretores e associados da trilha participaram da reunião da Associação dos Municípios das Missões (AMM), divulgando seu trabalho e solicitando apoio para que trabalho continue a mostrar para os turistas os potenciais dos municípios por onde passa e divulgando cada município para o mundo através da imprensa e redes sociais. 
Dia 29 pela parte da tarde foi a vez da Trilha estar presente  na reunião do Departamento de Turismo (DETUR), levando aos seus diretores e demais presentes os nossos anseios semlhantes ao que reveindicamos para os Prefeitos dos 26 Munic´pios que compõem a AMM e em especial aqueles por onde passa a Trilha.
                               Próximos Eventos Da Trilha
Quando criada a Trilha dos Santos Mártires das Missões foi instituída uma associação para dirigi-la, quando também foi instituído seu Estatuto no qual em um de seus artigos diz que a trilha pode ser feita a pé a cavalo ou por outros meios.
Até o presente momento já foram efetuadas 16 caminhadas e 08 cavalgadas, sendo que chegou a vez das bicicletas, pois está programada para os dias 02,03 e 04 de novembro próximo a primeira trilha de bicicletas, a qual está sendo organizada pela Associação de Ciclismo Pró-Giro Bike Clube de São Luiz Gonzaga em parceria com a Trilha dos Santos Mártires, a qual percorrerá o mesmo itinerário da trilha a pé saindo do Passo do Padre em São Nicolau e chegando no Santuário do Caaró em Caibaté. O Evento leva o nome de 1ª Trilha dos Santos Mártires DE BIKE.
Nem bem termina a Trilha de Bike já a direção da mesma se envolve com a 17ª Trilha a pé, que será de 12 a 19 de Novembro próximo seguindo o mesmo itinerário das demais, divulgando a história das Missões Jesuíticas, pregando a preservação ambiental e levando a espiritualidade às comunidades por onde passam.
Nesta edição a trilha terá alguma diferenciação, pois além de homengens que serão feitas a pessoas já falecidas, também a trilha estará homenageando a Brigada Militar pela passagem dos seus 180 anos de criação.
O ápice da programacão antes da chegada no Santuário do Caaró seu destino final, será nos dias 17 e 18 quando terá lugar na cidade de Caibaté o Iº SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E TURISMO DA REGIÃO DAS MISSÕES – RS – Novo Olhar sobre o Pioneirismo Jesu´tico Guarani: O Caso Caaró. Este seminário terá lugar na associação dos Funcionários da Cermissões (Afucer) e é aberto ao público, mas de grande valia para os professores, pois além de receberem um Certificado de 30 horas e adquirir conhecimentos também receberão um livro que já está sendo editado e trará todos os textos abordados pelos palestrantes, os quais já mandaram esses textos para fazerem parte do livro. O investimento é de apenas R$ 20,00 (vinte reais) e as inscrições podem serem feitas através do site www.trilhadossantosmartires.com.br . ou então junto a Secretaria da Educação e Cultura de Caibaté-RS.
Este Seminário está sendo promovido e organizado pela Universidade Federal de Santa Maria, juntamente com a Prefeitura Municipal e Camara de Vereadores de Caibaté e Trilha dos Santos Mártires das Missões. Tem  o patrocínio da CERMISSÕES – A Luz das Missões e tem como apoiadores: Diocese de Santo Angelo, Paróquia todos os Santos do Caaró-Caibaté, ASAV Associação Antonio Vieira, AFUCER Associação dos Funcionários da CERMISSÕES, URI, Comunidade de Tres Mártires de Ivorá-RS. Mais informações com j-quevedo@uol.com.br, venturini1789@gmail.com, edisonlisboa68@gmail.com, biegerjoao6@gmail.com.  Lisboa (55) 991679653 e Inácio (55) 99919-9896. Os organizadores contam com a participação de toda a comunidade regional.
Venham pedalar e caminhar com nós na Trilha dos Santos Mártires. História, Espiritualidade e Meio Ambiente. Edison Lisboa – Presidente. 
Site: Os 3 Santos Mártires do Brasil
Site: Santo Padre Roque Gonzales - Mártir Jesuíta Missioneiro
Site: Santo Padre Afonso Rodrigues - Mártir Jesuíta Missioneiro
Site: Santo Padre João de Castilho Mártir Jesuíta Missioneiro
Site: Inácio de Loyola - Primeiro Jesuíta
Site: São Francisco Xavier, o Santo Missioneiro
Site: São Luíz Gonzaga, Padroeiro da Juventude

Site: Primeira Cruz de Quatro Braços
Site: Origem da Cruz Missioneira;
Site: Morte dos Caciques Sepé Tiaraju, Nicolau Ñanguirú e 1511 indios;

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...