Notícias

10/11/2017 09:21


Com 3º lugar no Brasil, Equipe AeroMissões classifica-se para etapa América Latina.

     Engenharia Mecânica da URI Santo Ângelo
     A Equipe AeroMissões Aerodesign, integrada por estudantes do curso de Engenharia Mecânica da URI Santo Ângelo está classificada para a próxima etapa da Competição SAE Brasil AeroDesign, de aeromodelismo, que anualmente acontece em São José dos Campos (SP) na base aérea do ITA- Instituto Tecnológico de Aeronáutica.
     A Equipe da URI participou do torneio de acesso, disputando vaga, cuja quantidade é limitada, com universidades de todo o Brasil. Classificada em 3º lugar, a Equipe agora deve disputar a fase seguinte, da qual participam os grupos de elite da América Latina e que será realizada em outubro de 2018.
     Os estudantes explicam que a competição, realizada no Brasil desde 1999, todos os anos altera o regulamento, propondo uma aeronave diferente, radiocontrolada. “A partir de agora, vamos fortalecer a estrutura da equipe, buscar patrocínio e nos preparar para o ano que vem”.
     O Projeto AeroMissões Aerodesign 2017 tem coordenação do professor doutor Cleiton Elsner da Fonseca e é integrado pelos estudantes Gustavo Ehlert, Gustavo Benites, Gustavo Obregon, Bruno Hoffman, Larissa Lopes, Lucas Medeiros, Rodrigo de Almeida, Taciane Conrad, Leandro Uzeika, Evandro Dutra, Joacir Hossa, Marcos Arnhold, Felipe Trindade, Bárbara Minosso, Eduardo Jung. O grupo conta com a parceria do piloto Rodrigo Brasileiro, que mesmo não sendo estudante do curso, empresta sua experiência em aeromodelismo.
     O que é a SAE e a Competição
     A SAE – uma Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, no Brasil teve início em 1991. Face ao processo de globalização, executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros, tiveram a iniciativa de criar no Brasil uma afiliada da SAE International.
     A Competição SAE AeroDesign ocorre nos Estados Unidos desde 1986, tendo sido concebida e realizada pela SAE International. A partir de 1999, passou a constar também do calendário de Programas Estudantis da SAE BRASIL
     A competição é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que visa propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica. Ao participar do programa, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. 
     As equipes são desafiadas anualmente com novos regulamentos baseados em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica, como otimização multidisciplinar para atendimento de requisitos conflitantes, redução de peso através de otimização estrutural, instrumentação e ensaios em vôo dos protótipos, entre outros.
     As avaliações e classificação das equipes são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Vôo, onde os projetos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho dos projetos. Fonte: Portal.saebrasil (Fonte: http://portal.saebrasil.org.br/programas-estudantis/sae-brasil-aerodesign)

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...