Notícias

13/11/2017 16:37


Otávio Reichert - INTEGRANDO 18/11/2017

Beleza: Photoshop tornou-se palavra banal em nosso cotidiano, mesmo sendo de origem americana.
Sabia que os argentinos proíbem o uso de estrangeirismos em seu vocabulário? Os castelhanos, para “download” impuseram “bajar” el programa. Buscam assim proteger seu idioma, e concordo com eles.
Mas retornando ao tema, Photoshop é, entre outras significações, uma ferramenta para alterar imagens, por vezes usada com exageros, citando a edição das meninas modelo.
Buenas! Uma lei francesa obrigou que todas as fotos modificadas digitalmente, especialmente as que emagrecem ou engordam as modelos, tragam o aviso: photographie retouchée, ou seja “fotografia retocada”. E a violação dessa lei com altíssimas multas pecuniárias. Tratada como lei antianorexia, visa combater distúrbios alimentares e ideais inacessíveis de beleza. Países como Itália, Espanha e Israel já possuem leis semelhantes.
A lei francesa atinge não somente as nativas, e sim todas as modelos trabalhando no país. O motivo? A anorexia (doença) afeta milhares de pessoas, das quais 90% são mulheres.

Brasil: Em Abr. 2014, a Comissão de Defesa do Consumidor aprovou algo semelhante. Nos anúncios deveria constar: “imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada”. E claro, sujeito a sanções e até detenção. Mas na prática, nossas leis são feitas mas não cumpridas, até hoje não lembro de comercial, ou foto, apresentar observações neste sentido. E tenho dito!

Feijão Miúdo: Quem conheceu o município de Três Passos há mais de trinta anos há de lembrar do distrito de Feijão Miúdo. Foi assim batizada por causa da planta, ali existente em abundância. Porém, ao crime do Padre espanhol Roque Gonzalez, ela foi rebatizada em sua memória, a lembrar: o padre Gonzalez e o coroinha Adílio Daronch foram barbaramente assassinados em 21 Mai. 1924.
Este colunista, quando criança, ao visitar um primo que residia ali próximo, íamos até o local mas, mesmo crianças, nunca brincamos ali, ficando a contemplar a árvore onde o padre fora atado. Árvore que, misteriosamente, nunca mais cresceu; também confirmo-o aos últimos quarenta anos. Atualmente, tornou-se Bairro Promorar, mas alguns moradores adjacentes ainda se identificam residindo em Feijão Miúdo.
Retornando ao feijão miúdo como planta, esta é geralmente trepadeira. Embora saborosa como grão, por serem miúdos não fazem render a safra, sendo mais usado para saladas, colhendo as longas vagens em formação. Sua origem, acredita-se, seja originária da África Tropical. Com várias subespécies, como o feijão-chicote e outras denominações, todas são comestíveis, com formas e cores diversas. Tem alto valor nutritivo a nível proteico e energético. De fácil adaptação a solos de baixa fertilidade, mesmo secas prolongadas, é largamente plantado no nordeste do Brasil. Lá, além do "feijão-verde", quando maduro é ingrediente básico do acarajé, bolinho frito típico da culinária baiana.
Buenas! Plantei algumas sementes junto às telas divisórias do terreno. Como recebi dezenas de vagens secas (da sogra!), posso doar sementes para os leitores interessados e viáveis, já que estas linhas vão além missões.
Fica a dica: Mesmo residindo em apartamentos, plante sua salsinha, alface e outras saladas em potes ou caixas apropriadas. Cultivadas sem agrotóxicos, sua saúde agradecerá.

Conhecimento: sabia que os encostos de cabeça dos carros são deliberadamente destacáveis, e com hastes afiadas?
O objetivo das pontas afiadas visa facilitar a quebra dos vidros em caso de acidentes automobilísticos, estando o condutor preso em seu interior. É bom que se memorize e divulgue, pois nunca estamos livres, e este conhecimento irá aflorar sua mente no momento emergencial.

Alerta: Comprar carregadores de celulares e afins de camelôs pode ser perigoso. A nova prática dos bandidos é instalar um chip dentro dos carregadores que são vendidos nos faróis que é capaz de enviar todos os dados para os contraventores. Ou seja, quando você pensa que está apenas carregando o celular, este chip inserido faz backup de todas as informações, que são transmitidas instantaneamente para o aparelho celular do contraventor.

Humor: Diz que plantação de picão é boa para fins de adubação, como matéria orgânica. O problema está em como colher as sementes para o replantio, pois não há máquinas para sua colheita. Foi quando o Joãozinho sugeriu:
- É só o pai tirar a roupa e correr, pelado, por entre o picãozal. Logo o saco estará cheio! 

- E-mail: otavioreichert@gmail.com.
- Telefone: (55) 99118-2080

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...