Notícias

11/03/2019 14:37


Encontrada espécie de pássaro rara na Região das Missões

     No dia 29 de outubro de 2017, a bióloga e mestranda do Programa de Pós Graduação em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis (PPGATS) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo, Adelita Rauber, encontrou uma espécie de pássaro nativo brasileiro e ameaçado de extinção: o patativa-tropeira (Sporophila beltoni). Ela o encontrou durante sua pesquisa de campo, que avalia a importância dos banhados da região das Missões para a avifauna.
     O patativa-tropeira é um raro songbird (ave cantora) migrante austral de longa distância que se reproduz nos campos de altitude do sul do Brasil. Nenhuma hipótese na literatura poderia predizer a possibilidade de registro desta espécie no Município de Santo Angelo, já que como foi observado pelo biólogo Márcio Repenning, um dos responsáveis pela descrição da ave, “ela necessita de áreas específicas para se reproduzir, que invariavelmente estão próximas às matas ciliares ou entremeadas com manchas de capões de florestas, típicos dos campos com araucárias”. A patativa-tropeira passa o período mais quente do ano, de novembro a março, nas regiões onde se reproduz. Quando os dias frios se aproximam, a partir de abril, com menos alimento disponível, ela migra para centro-oeste, principalmente para Minas Gerais, onde permanece até outubro. A rota de migração da ave coincide com a rota por onde tropeiros conduziam rebanhos e carne seca entre o Sul e Sudeste, desde o século 18, e ela foi batizada devido à essa característica.
     “A natureza é imprevisível e mais uma vez fomos surpreendidos. O registro desta ave tem gerado um alvoroço entre os ornitólogos, que agora estão tentando desvendar o motivo pelo qual ela foi registrada na nossa região, já que não é rota migratória da espécie. Uma das possíveis hipóteses é que essa espécie migratória, por algum motivo, se desgarrou do bando e se juntou a um bando de caboclinhos-branco (Sporophila pileata), que migra anualmente para os banhados da região das Missões”, explica  Adelita.
      Participaram do momento os estudantes Juliana Rupp e Luiz Carlos Marmilicz , do curso de Ciências Biológicas da UFFS - Campus Cerro Largo.
     Agora o objetivo da estudante, que também pertence ao Grupo Aves Missões, será monitorar essa espécie para verificar até quando ela ficará em Santo Ângelo e tentar explicar a presença dela na região.
    A presença do Patativa-tropeira foi registrada por estudante do mestrado da UFFS.
Foto: Adelita Rauber, Marcos cruz e internet
     Fonte: Assessoria de Comunicação (Ascom) Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) 
Vídeo: Gralha-picaça - Vitória das Missões 
Site: São Pedro Patrono do Rio Grande do Sul
Site: # Mistério do Chimarrão
Site: Ritual da Lua Cheia

Site: A Lenda do Umbu
Site: Lenda Peixe Dourado
Site: Boitatá - Protetora do Pampa Contra Incêndios
Site: Gralha o Guardião dos Mistérios
Site: Lenda Cerro do Inhacurutum
Site: A Anti-homenagem JAZ e Sua Justiça
Site: O Negrinho do Pastoreio
Site: Lenda M'Bororé
Site: Santo dos Tropeiros
Site: Lenda e Pajada do João de Barro
Site: Lenda Da Erva Mate Versão Indígena
Site: Lenda Alecrim
Site: Lenda da Cruz de Caravaca

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...