Notícias

11/02/2018 15:36


Origem da Festa Pagã Carnaval

          Originalmente, o termo “carnaval” significa “adeus à carne ou fim da carne” (carnis levale, em latim), representava na Idade Média  festas populares que antecediam um período de grande jejum, pré-Páscoa, morte e ressureição de Cristo. Por antecipar o jejum e meditação para uma temporada religiosa é considerado um período pagão, uma festa pagã e também com esta base inconsciente ela é incentivada e propagada como uma festa dos pecados luxuria que antecede o período de sacrifício e reclusão.
          O Carnaval passou a ser adotado pela Igreja Católica como o marco inicial da Quaresma a partir de 590 d.C.
          No Brasil, esta festa popular começou a ser comemorada em meados do século XVII, por influência dos europeus, que já festejavam muito antes, principalmente em França e Itália.
          Por fim, apenas no século XX que o Carnaval no Brasil se consolidou como o formato conhecido contemporaneamente, sendo uma grande estratégia de turismo e eventos, shows e bailes.
          Se pararmos para observar a origem é totalmente diferente do que o carnaval é hoje ou a intenção do “Fim da Carne” a maioria da cultura ou festas são recentes e ainda estão em formação. 
         O samba e as marchinhas carnavalescas foram grandes impulsionadores desta festa popular entre os brasileiros.
          No Rio de Janeiro, aliás, o Carnaval é marcado como um feriado municipal, além de ser conhecido como o maior carnaval do mundo, registrado pelo Guiness Book of Records.
          Paris é considerada a cidade responsável por ter exportado o Carnaval para o mundo.
Carnaval Brasileiro
          No Brasil, o Carnaval é um feriado que dura três dias, e sua data varia a cada ano, uma vez que ocorre sempre 47 dias antes da Páscoa.
          No Carnaval, as pessoas se vestem de maneira diferente da habitual, com trajes mais divertidos ou inusitados, e comemoram a data indo a bailes e desfiles específicos da época.
          O Brasil é mundialmente conhecido por essa comemoração, que é festejada em todo país, em especial nos estados do Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo, que fazem grandes desfiles de fantasias com temas variados. Alegria é um bloco de Carnaval que brincamos o ano todo e fantasiamos em Fevereiro.

Informações consulte a Secretaria do Clube Gaúcho. 
Notícia: INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CARNAVAL DO BLOCO BOOM! 
Notícia: História do Carnaval de Santo Ângelo é tema de exposição no Centro de Cultura 
Notícia: Santo Ângelo terá Carnaval da Inclusão

Notícia: Secretário de Turismo Santo Ângelo fala sobre Carnaval de Rua 2017
Notícia: As Versões do Cancelamento do Carnaval 

Notícia: Santo Ângelo terá Carnaval da Inclusão

EM DESTAQUE

Mato Queimado

Clube Gaúcho CG

Famoso clube de Santo Ângelo onde ocorrem diversos tipos de eventos. 

Saiba mais

Pousada das Missões

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...