Notícias

15/04/2018 11:24


Novo livro de Odailso Berté será lançado no dia 25 de abril

O Museu Municipal Dr. José Olavo Machado sediará, no dia 25 de abril, às 19 horas, o lançamento do livro “O movimento criativo e pedagógico de Frida Kahlo”, do Doutor em Arte e Cultura Visual, Odailso Berté.
SOBRE A OBRA
Nesta obra, que será lançada, o autor mergulha no projeto artístico da pintora mexicana Frida Kahlo para investigar seus processos criativos e pedagógicos, temas esses pouco explorados com a especifidade a que este livro se propõe. Enfatizando as relações entre corpo, experiência e imagem como gênese da arte de Kahlo, o autor articula uma bricolagem entre as áreas da cultura visual e da dança, e elementos de outras áreas afins, argumentando o processo de criação como movimento, ação do corpo que cultiva imagens, forma imagens a partir de suas interações com o mundo e dá a ver imagens em suas criações. 
Os modos de Frida Kahlo proceder em seus processos criativos e pedagógicos suscitam instigantes proposições com as quais Berté, reflete sobre o lugar da criação e do ensino das artes na contemporaneidade, desbravando e reinterpretando questões instigantes sobre esta emblemática criadora e professora.
SOBRE O AUTOR
Odailso Berté é Pós-doutorando em Arte pela Universidad Iberoamericana Ciudad de México, sob orientação da Doutora e investigadora em Arte Dina Comisarenco
É Doutor em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás
Mestre em Danca pela Universidade Federal da Bahia
Especialista em Danca pela Universidade Estadual do Paraná
Licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo
Iniciou sua trajetória artística em 2001, em Santo Ângelo onde fundou e dirigiu o Grupo Vida em Arte e a Cia Sarx de Teatro-danca.
Com a Cia Sarx criou, coreografou e dirigiu espetáulos como:
Missa da Terra Sem Males (2002)
Via Saga Missioneira (2004)
Som em Luz em Corpos, nas Ruínas de São Miguel (2005)
Angelus, na Catedral Angelopolitana (2006)
Além disso, Berté foi um dos artistas cênicos pioneiros a unir-se ao movimento de resgate do Carnaval de Rua de Santo Ângelo,
Como coreógrafo de Comissao de Frente das Escolas Unidos da Zona Sul e Academicos do Improvizo.
Tornou-se carnavalesco da Escola Academicos da Improvizo, com a qual conquistou dois títulos de campea, por dois anos consecutivos.
Hoje Berté é professor do Curso de Danca da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Lidera o Grupo de Pesquisa Laboratório Investigativo de Criacoes Contemporaneas em Danca (LICDA), com o qual criou e dirigiu o espetaculo "FeridaCalo" (2016), baseado em imagens da pintora Frida Kahlo.
É autor do livro Danca Contempop: corpos, afetos e imagens (mo)vendo-se, publicado em 2015 pela Editora da Universidade Federal de Santa Maria.
Agora lanca seu mais novo livro "O movimento criativo e pedagogica de Frida Kahlo".
Berté é professor do curso de Dança na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), além de coreógrafo e dançarino, e fundador da Cia. Sarx de Dança-teatro de Santo Ângelo. 
O evento possui entrada gratuita. 

 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...