Notícias

26/05/2015 09:14


Missões: conheça um pedaço da história gaúcha

A fachada de pedra avermelhada ainda se sustenta, imponente, no meio do gramado verde. Com os olhos fechados, talvez seja possível ouvir na imaginação o burburinho das crianças guaranis, ou a missa rezada com sotaque espanhol. A redução de São Miguel Arcanjo, hoje o município gaúcho de São Miguel das Missões, já assistiu à passagem de mais de três séculos.

Quem alguma vez abriu um livro de História do Brasil deve se lembrar dos jesuítas – padres portugueses e espanhóis que, na América descoberta, organizavam comunidades com o objetivo de catequizar os índios. Além de ter sido importante no Rio Grande do Sul, o movimento se estendeu à Argentina e ao Paraguai.

No Brasil, a partir de 1636, esses povoados sofreram fortes ataques dos bandeirantes paulistas, que buscavam escravos. Em 1638, acabaram migrando para o outro lado do Rio Uruguai. Os padres jesuítas só retornaram a São Miguel Arcanjo em 1687, quando fundaram os Sete Povos das Missões. O conjunto de aldeamentos indígenas do noroeste gaúcho incluía também São Lourenço Mártir, São João Batista e São Nicolau, São Borja, São Luís Gonzaga e Santo Ângelo.

A construção do complexo arquitetônico ainda existente em São Miguel foi realizada após o retorno. O sítio arqueológico é formado por igreja, sacristia, cruz missionária, colégio, oficinas, quinta e cemitério, além de um museu.

A antiga igreja é, sem dúvida, o que mais chama a atenção no local. Seus blocos de arenito percorreram 20 quilômetros para chegar ali, onde passaram 10 anos sendo empilhados para dar o formato de cruz latina que diferencia o edifício das demais igrejas missionárias. O projeto foi assinado pelo italiano Gian Batista Primolli, que se mostrou bastante antenado com as novidades da arquitetura europeia da época ao desenhar sua obra barroca.

Perfil

Maria Helena Dias Rocha, de São Luiz Gonzaga, é professora de história aposentada

Lugares que conhece: Portugal, Espanha, Itália, França, Mônaco, Vaticano, Suíça, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Polônia, Turquia, Grécia, Chile, Peru, Colômbia, Argentina, Uruguai, Paraguai e muitos lugares do Brasil

Ainda pretende conhecer: México e muitos outros

Fonte: Boa Informação

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...