Notícias

31/08/2018 12:33


Otávio Reichert - INTEGRANDO 01/09/2018

Família Fin: No último final de semana, 25 e 26 Ago. 2018, participei do I Encontro da família Fin, realizado em Sobradinho - RS. Legítimos italianos de origem, participei como enxertado acompanhando a esposa e familiares. Chico Fin, meu sogro, é irmão do Jorge da Vinícola Fin de Entre-Ijuís.
A vida reserva surpresas como uma partida de futebol, onde um gol pode modificar tudo, lembrando a vitória gremista contra o Estudiantes, em 28 Ago., no último minuto.
Chegamos em Sobradinho na véspera, com hotel reservado. Eis que o anfitrião Gilson Puntel, após nos receber fraternalmente e cortesia ímpar, nos deu pesarosa notícia: os primos também organizadores do Encontro, estavam velando a genitora deles, falecida na véspera. O primo Ângelo viera de Pato Branco – PR para a festa, e sua mãe Leonilda Zanella Fin veio a óbito em seus braços, acometida por infarto agudo. Ela residia na vizinha cidade de Ibarama, com o filho Pasqual, também organizador do evento.
Sem mais delongas, diga-se ser ali o berço de grande leva da família Fin. O tataravô Giovanni Fin, após pequena estada na serrana Farroupilha, vindo da Itália em 1876, estabeleceu-se em Ibarama, trazendo o filho Luigi então com três anos de idade, este o patriarca da descendência que veio às Missões. A seis km da cidade, junto ao Lajeado das Gringas, pudemos apreciar a centenária morada, com o primeiro piso construído à moda jesuítica, com pedra grés. Além da produção de vinhos, construíram um moinho movido à roda d’água. 
É importante que conheçamos nossa árvore genealógica, tanto pela história quanto pelas heranças físicas, a citar virtudes e patologias genéticas.
O Encontro teve 150 participantes, com missa especial no domingo, 9h, a zero graus. Fiquei muito feliz em conhecer Sobradinho e Ibarama, pois dantes era somente um ponto de passagem para quem vai a Porto Alegre via Salto do Jacuí. Estas linhas hão de chegar até aquela região. Destaque para o Museu do Imigrante, que teve como idealizador principal o primo Gilson, resguardando a história dos Italianos de Sobradinho e região. Tutti Buona Gente!

Papel de parede líquido: O tema já foi abordado noutra coluna. A novidade, além do papel de parede líquido, está no porcelanato líquido, que resulta em lindíssimos pisos. 
Sobre o papel de parede, diga-se ser térmico, acústico, não atrai sujeira e com grandes variações nas cores e texturas, a citar a imagem Grenal, mostrando a riqueza de opções decorativas.
Com preços acessíveis, quatro cursos realizados, estes em único dia, seguem outros: 1º Set. S. Ângelo; 8 Set. Campo Grande – Argentina; 15 Set. Santiago; 06 Out. Passo Fundo RS.
Os cursos ao papel de parede Aplicador de Porcelanato líquido Autonivelante são ministrados pelo amigo Adair Brackemann, da empresa Giga Star, situado na R. Sete de Setembro, 601 (diagonal c/Vanipar). Telefones: (55) 3312-4406 - 98448-4406 e 9 9633-8901

Homenagens: No dia 27 Ago. eu e meu filho Emanuel completamos, respectivamente, 54 e 8 anos. Dentre as felicitações, destaco estes versos “exagerados”, criados pelo amigo José Dirceu Dutra:
Eu te abraço, caro irmão, me apresentado por Deus.
Saúde e luz, junto aos teus, neste dia iluminado.
És um ser predestinado se entregando ao semelhante.
E sempre seguindo adiante, em cultura, arte e inspiração.
Traduzindo em tuas mãos trechos e trechos da história.
Na perene trajetória de ser simples e correto.
Defendendo o nosso dialeto em palcos de luz e glória.

Humor: Um italiano, caminhoneiro, parou próximo da empresa, ao que uma mulher lhe propôs:
- Ei belo! Se me pagas 50 euros faço tudo o que você quiser...
Ele não perdeu tempo. Desceu do caminhão, puxou os  50 e disse:
- Feito! Descarregue todo o caminhão.

Lançamento: Da minha 9ª obra. O livro infantil AS BOTAS DO GAÚCHO. Será no dia 5 Set., a partira das 20h, no Arena Grill de S. Ângelo. Música ao vivo com Mauro Tomé e Grupo. 

Site: Otávio Reichert 
FaceOtavio Geraldo Reichert   
Fone wats: (55) 99118-2080  otavioreichert@gmail.com

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...