Notícias

27/09/2018 10:11


Campanha de recolhimento de lixo eletrônico

Campanha de recolhimento de lixo eletrônico tem nova edição no sábado, 29 de outubro de 2018.
Uma das grandes ações de responsabilidade ambiental, desencadeadas pelo Sistema Fecomércio – RS, e que foi liderada pelo Sindilojas Missões em Santo Ângelo a partir de agosto de 2011, a campanha de recolhimento de lixo eletrônico mobiliza a comunidade. E vem ganhando força a cada ano, a partir do envolvimento do Poder Público, instituições, entidades e clubes de serviço.
Na atualidade a campanha de recolhimento de lixo eletrônico conta com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, do 1º B Com, Lions Clube Tiaraju, Movimento de Cursilhos de Cristandade – MCC, e Natusomos. E, claro, do Sistema Fecomércio RS, através do SESC, SENAC e Sindilojas Missões. Um grande time que no próximo sábado volta a ser mobilizado, para recolher das ruas toneladas de lixo eletrônico. E tornar o nosso meio ambiente muito mais sustentável.

A CAMPANHA
Veja o comparativo oficial:
Agosto 2011 – 4 toneladas
Setembro de 2013: 22 toneladas
Agosto de 2015: 50 toneladas
Fevereiro 2016: 80 toneladas
Junho de 2016: 40 toneladas
Novembro de 2016: 30 toneladas
Março de 2017: 25 toneladas
Agosto de 2017: 25 toneladas
Março de 2018: 50 toneladas

PRÓXIMA EDIÇÃO:
Será no dia 29 de setembro de 2018, das 8h30min às 17 horas, na Praça do Brique.

O que é Lixo eletrônico? Sindilojas e a comunidade da capital das Missões se mobiliza em alerta e educação para este assunto. Descarte lixo eletrônico agora, neste dia 05 das 09 as 17hs estarão várias autoridades na Praça Antonio Ribas, local conhecido como Brique da Praça, recolhendo todo e qualquer material eletronico ou mecânico. Conheça, divulgue, compareça, auxilie e descarte seu lixo eletrônico neste sábado!
O avanço da tecnologia permite que todos os anos novos celulares, computadores e outros aparelhos eletrônicos sejam lançados. Com o aumento do poder aquisitivo da população, a compra de itens eletrônicos tem se tornado mais frequente. Segundo uma pesquisa da Motorola Mobility, o consumidor brasileiro troca de celular em média 16 meses. Para onde vai os celulares antigos?
Tudo o que consumimos gera resíduos. Assim como os alimentos geram lixo orgânico, os eletrônicos consumidos também geram resíduos. Lixo eletrônico são todos os aparelhos eletrônicos que por algum motivo não são mais utilizados.  Esse tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental  quando não descartado corretamente.
Exemplos de lixo eletrônico:
     Monitores de Computadores
     Telefones Celulares e baterias
     Computadores
     Televisores
     Câmeras Fotográficas
     Impressoras
     Pilhas e baterias
     Maquinas de escrever, matérias e equipamentos eletromecânicos.
Quais os prejuízos do descarte inadequado de lixo eletrônico?
Estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) em suas composições, e por este motivo podem provocar contaminação de solo e água. Além do contaminar o meio ambiente, por grande quantidade de plástico, metais e vidro, demoram muito tempo para se decompor no solo. Também podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua. Empresas que não descartam corretamente seu lixo eletrônico, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS – Lei Federal 12.305/10 e Decreto 7.404/10), inclui punição com multa e prisão. 
Vídeo: Um Sonho de Natal 2016
Notícia: PROGRAMA UNIDOS SOMOS MAIS
Site: Festival Cidade das Tortas - 10ª Edição
Notícia: Campanha "Um Sonho de Natal" Contagia as Missões
Notícia: 1° Aero Mateada Dia Dos Pais
Notícia: Campanha Um Sonho de Natal
Notícia: Ricardo Leite é o convidado especial do Sindilojas Missões;

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...