Notícias

04/09/2018 02:26


Otávio Reichert - INTEGRANDO 06/10/2018

Canteiro da Cidadania: Antes do tema, cito a empresa Rumo Logística, concessionária de ferrovias no Brasil, atualmente com doze mil km de trilhos, mil locomotivas e 27 mil vagões, transportando produtos agrícolas e industriais, sendo a maior operadora ferroviária do Brasil.
A empresa acima citada, como contrapartida a causas ambientais, trouxe o projeto Canteiro da Cidadania para S. Ângelo, os moldes da capital curitibana. A 1ª Horta nos Tonéis, oficializada neste 2 Out., é a 1ª no RS, efetivada no Lar da Velhice Isabel O. Rodrigues.
O objetivo? Oportunizar aos 52 idosos institucionalizados no Lar atividades com a terra, trazendo melhorias psíquicas e amenizando quadros depressivos, físicos e mentais. Nos 32 tonéis de duzentos litros, após higienização e adaptados, a qual preenche o terço superior do tonel, pois contém grade, tampa de acrílico e feltro bedim limitando o espaço. Com isso, a quantidade de terra, doada pela Secretaria da Agricultura e apoio da Emater, ocupa somente a parte alta, também facilitando o manejo e plantio, inclusive de cadeirantes (foto). Além de verduras, serão plantadas flores e chás. O projeto foi coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, e fez parte da Semana Municipal do Idoso, que foi de 25 Set. a 4 Out.
Este projeto deverá ser expandido a outras instituições asilares, porém serve de exemplo para produção urbana de hortaliças e similares. 

Piracema: O Período geralmente vai de novembro a março, mas para a bacia do rio Uruguai (idem 2017) iniciou em 1º de outubro, findando em 31 Jan. 2019, seguindo o período de chuvas.
A restrição de pesca visa assegurar a renovação dos estoques pesqueiros para os anos seguintes. As penalidades vão de multas entre um e cem mil reais, e até detenção. Durante a piracema, os pescadores e comerciantes são obrigados a declarar à Secretaria do Meio Ambiente estadual os estoques de pescado in natura provenientes de água continentais. A medida se estende aos frigoríficos, peixarias, postos de venda, etc.
Neste tempo fica proibida a captura, transporte e armazenamento de todas as espécies nativas. Fica vedado o uso de redes e tarrafas de profissionais, nem materiais perfurantes tipo arpão, fisga, e lança.
Fica permitido apenas com linha de mão ou vara, caniço simples, molinete ou carretilha, com iscas naturais e artificiais, e somente na modalidade desembarcada, salvo em reservatórios. Quem amador pode capturar de 3 a 10 kg de pescado, mais um exemplar, dependendo da bacia. Aos profissionais não há limites aos peixes introduzidos, citando: bagre-africano, carpas, corvina, tilápias, tucunaré e híbridos.

Poesia: Em noite inspirada ouvi a “conversa da mamãe peixe e seu filhote”.
Piracema

- Para onde irá minha mãe? - Subir o rio a gente vai.
Iremos eu e seu pai gerar irmãos pra você.

- E subir o rio por quê? - Para ir próximo à nascente
e ali em paz remanescente desovar na piracema.

- Não há perigos, problemas? - Há muitos sim, e te digo:
estou preocupada contigo por isso preste atenção.

Além da humana poluição há secas e predadores.
Cuidado com os pescadores que não respeitam as próprias leis.

E se a mãe não voltar desta vez tu não vais ficar sozinho,
pois rio abaixo irão chegar muitos peixes irmãozinhos.

Humor: Os filhos voltaram da escola machucados, ao que a mãe quis saber do acontecido.
A irmã disse: - É que eu escorreguei em uma casca de banana e caí.
A mãe ao filho: - E você, como se machucou?
- Eu ri do tombo dela. 

Site: Otávio Reichert 
FaceOtavio Geraldo Reichert   
Fone wats: (55) 99118-2080  otavioreichert@gmail.com

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...