Notícias

09/11/2018 10:52


Otávio Reichert - INTEGRANDO 09/11/2018

O prêmio!
arro belíssima história que, verídica ou não, nos dá grandiosa lição. Ei-la: A renomada cientista chegou na escola municipal, atraindo repórteres, políticos e os curiosos pais. Dra. Brown, com mestrados e doutorados, dominando vários idiomas, ministrou palestra ao curso fundamental. Seu objetivo era mostrar o que havia de mais moderno e eficiente em termos de tecnologia mundial. Com aula transmitida por vídeoconferência para a praça da cidade, ela falou sobre os avanços tecnológicos, e fascinou as crianças com aparelhos que trouxera em uma grande mala. Finalizando sua apresentação, disse que cada aluno deveria, no dia seguinte, trazer um texto descrevendo o que de mais moderno e eficiente havia em sua casa. O melhor relato ganharia um bom prêmio financeiro.
Multidão ainda maior veio acompanhar o inusitado concurso. Dra. Brown leu todos os textos e depois de algum tempo, emocionada, anunciou o vencedor. Segue o relato de um menino de dez anos:
“A senhora pediu para escrever sobre o que houvesse de mais moderno e eficiente em minha casa.
Bom, eu moro longe da escola. Levanto bem cedo porque venho a pé. Minha mãe me oferece um copo de café com leite quentinho. Ela é muito rápida para acender o fogão a lenha. Dos aparelhos que a senhora citou na aula não tem nenhum lá em casa. Não temos energia elétrica. Minha mãe ilumina toda a casa com uma lamparina, movida a querosene. Acho que ela também é cientista, como a senhora. A pouca roupa que temos é lavada no rio, com sabão de cinza.
Quando volto da escola, o almoço está pronto. Mamãe e eu cuidamos da plantação em volta da casa: uma rocinha de arroz, feijão, algumas verduras. A refeição é sempre deliciosa, até com alguns ovos, porque temos galinhas. E um pomar, que visito todo dia.
Gostei da máquina que filtra água, a que a senhora mostrou. Lá em casa, também mamãe nos dá água boa. Ela ferve bastante a água do rio, deixa esfriar e coloca em vidros esterilizados.
A senhora devia conhecer a minha mãe. Ela é linda. Seu maior sonho é aprender a ler. Mas contas ela faz muito bem. Até me ajuda na tarefa. De noite, ela narra histórias de um homem chamado Jesus e fazemos oração, antes de dormir.
Às vezes, escuto meus colegas conversando sobre o que passou na televisão. Nesses dias, tenho vontade de ter uma em minha casa, mas depois a vontade passa. Porque sou muito feliz ajudando minha mãe, conversando com ela, sendo amado por ela. Aí, chego a ter certeza que lá em casa não falta nada.
Lembrei do espremedor de frutas ultrapotente que a senhora mostrou. Achei interessante. Mas, lá em casa, comemos a fruta no pé, todo dia.
Bom, acho que o meu texto não servirá para o que a senhora pediu. Escrevi porque minha mãe me ensinou a cumprir em dia tudo que for solicitado. Agradeço a sua visita à minha escola e a oportunidade de conhecer a segunda mulher mais importante do mundo. A primeira, sem dúvida, é a minha mãe. Termino minha redação seguro e certo: o que há de mais moderno e eficiente em minha casa atende pelo nome de mamãe.”
Terminada a leitura, concluiu a Dra. Brown: Descobri hoje, nesta cidade do interior, uma lição que nenhuma universidade do mundo me ensinou. Eu me preocupei muito em ter, em inventar, em chamar a atenção. Deixei de enxergar o que realmente vale a pena nesta vida: a extraordinária tarefa de ser mãe. O grande tesouro!

Jantar Baile: Neste sábado, 10 Nov. 2018, a partir das 21h., na Etnia Alemã, junto ao Parque da Fenamilho. Com animação Grupo Farroupilha, o cardápio terá: churrasco de porco, galeto, maionese, arroz, cuca, saladas e lasanha. Preço antecipado a R$ 25,00.
Seja bem-vindo ao Jantar Baile do chope na Etnia Alemã!

Humor: Ao chegar da escola o filho reparou a barriga aumentada da mãe, ao que ela explicou: - É que seu pai me deu um bebê.
O menino foi correndo até o pai e perguntou: - Papai, você deu um bebê para a mamãe?
- Sim, meu filho...
- Pois saiba que ela o comeu!

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...