Notícias

02/12/2018 19:09


VAGÕES DE TREM TERÃO OBRAS CONCLUÍDAS AINDA ESTE ANO

Iniciado em 2017, o processo de restauração, segundo a empresa executora dos serviços, será concluído em dezembro com o investimento total de R$ 212.474,88
Na segunda-feira, 26, o arquiteto Renato Savoldi, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (IPHAE/RS), realizou uma vistoria técnica às obras de restauração dos vagões de trem expostos no Memorial Coluna Prestes. A iniciativa do Governo Municipal e do Ministério Público Federal – MPF –, intermediada pelo Procurador Osmar Veronese, que destinou investimentos de R$ 212.474,88. Segundo a empresa executora, as obras devem ser concluídas em 30 dias.
O valor destinado para a restauração dos vagões expostos no Memorial Coluna Prestes é oriundo de transações penais impostas pelo Ministério Público Federal – MPF – de Santo Ângelo.
Na visão da secretária de Cultura, Neusa Cavalheiro, a reforma dos vagões é essencial para a preservação da história das Missões. “Nossa média de visitantes mensais no Memorial Coluna Prestes é de 800 pessoas. Esse resgate histórico da cultura missioneira vai potencializar o turismo em Santo Ângelo e Região, movimentando assim, a economia local”, ressaltou a secretária.
O complexo que abriga o Museu Ferroviário e o Memorial à Coluna Prestes está tombado como Patrimônio Histórico pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Neusa acompanhou a vistoria juntamente com a presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural de Santo Ângelo (COMPAHC), Thalis Garcia, o arquiteto responsável pela fiscalização da obra, Antônio Fabrício da Silva, a arquiteta responsável pela elaboração do projeto de restauro, Maíra Pires, e o representante da empresa executora da obra.
Fotos: Divulgação/Secretaria da Cultura

 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...