Notícias

06/12/2018 10:27


10º festival de pratos a base de milho será dia dois de maio

Evento que integra a programação da 19ª FENAMILHO Internacional foi lançado nesta semana. 44 municípios indicarão receitas doces e salgadas
A décima edição do Festival de Pratos Típicos de Milho será dia dois de maio de 2019, às 14 horas, como tradicionalmente ocorre, durante a 19ª FENAMILHO Internacional. A data foi anunciada nesta semana, durante a cerimônia de lançamento do festival Delícias do Milho, no Auditório Iglenho Burtet, no Parque de Exposições Siegfried Ritter, em Santo Ângelo, que reuniu extensionistas e técnicos dos 44 municípios da região da abrangência da Gerência Regional da Emater/RS, com sede em Santa Rosa. 
A solenidade de lançamento contou com a participação do presidente da 19ª FENAMILHO Internacional, Bruno Hesse, do gerente regional da Emater/RS, Ademir Renato Nedel, da Rainha da feira, Fabiane Koaski da Silva, e das princesas Thaís Lersch e Daniele Lang, do coordenador da Comissão da Agricultura da FENAMILHO, Diomar Formenton, do presidente da Associação de Produtores Hortigranjeiros e Produtos Coloniais de Santo Ângelo, Reinaldo Machado e da vice-primeira-dama do município, Ligia Hesse. 
A partir do lançamento, extensionistas e técnicos da Emater passam a tratar da organização do festival nos escritórios municipais envolvendo os clubes de mães do meio rural. A coordenadora regional do Festival de Pratos Típicos do Milho, Vanessa Gnoatto, assistente técnica da Emater, disse que até março serão definidos pelos municípios dois pratos a base de milho - um doce e um salgado - que serão degustados e premiados no dia 2 de maio, na FENAMILHO. Os classificados para a etapa regional serão reunidos em um livro de receitas. Segundo Vanessa, inicia-se agora a divulgação do festival nos municípios e cada escritório tem autonomia para definir o modelo de indicação dos pratos. "Sempre considerando a valorização do milho como alimento, o incentivo a uma produção mais orgânica e a criatividade da receita", declarou. 
Em Santo Ângelo, serão indicados dez pratos para a etapa regional, sendo cinco doces e cinco salgados, e a coordenação é da extensionista Rural Social do escritório local, Thaís Trindade de Ávila. 
MANIFESTAÇÕES
Bruno Hesse destacou a organização da abertura oficial da Colheita do Milho no Rio Grande do Sul que será em Santo Ângelo, em janeiro de 2019, ano da 19ª FENAMILHO Internacional, e a sua importância para divulgar a feira e despertar para a cultura do milho como o "combustível" da propriedade rural. O presidente voltou a destacar que a feira está formatada e que pretende dar ênfase ao agronegócio que, segundo Hesse, é o sustentáculo da economia nacional. Ele anunciou o dia dois de maio como o dia da feira dedicado ao milho, com a realização do Festival de Pratos Típicos, palestras e conferências abordando a cultura. "Estamos imbuídos em fazer uma grande feira, com o engajamento das comissões organizadoras e da sociedade local e regional, caminhamos para uma das maiores feiras dos últimos anos", concluiu. 
"A Fenamilho é o palco apropriado para incentivar a produção e consumo do milho. A feira reconhece o significado econômico da cultura para a Região Noroeste", declarou o gerente regional da Emater, Ademir Renato Nedel. 
Fotos: Fernando Gomes 
Site: Monumento à Fenamilho 
Site: Espaço do Colono 
Site: Fenamilho Internacional 18 Edição 2017 
Site: Fenamilho Internacional 17 Edição 2015

Fenamilho registra superavit de mais de R$ 1 milhão 
Fenamilho Divulga Programação Oficial - Notícias 
Comitiva da Fenamilho Internacional é recebida no Paraguai 2017 
18ª Fenamilho Internacional é lançada em Oberá, Argentina
Comunidade pode acessar informações da Fenamilho 

 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...