Notícias

07/12/2018 15:05


Otávio Reichert - INTEGRANDO 07/12/2018

Possum: Dentre as curiosidades da Nova Zelândia, cito fato curioso. Em idos tempos, por não existirem predadores naturais para as aves, muitas destas perderam sua capacidade de voar. Com a chegada dos primeiros humanos, mamíferos predadores de aves foram introduzidos ao país, causando a extinção, ou quase, de muitas espécies nativas não preparadas para a defesa ao invasor. Atualmente, o governo Neozelandês empreende iniciativas para erradicar o país dos predadores invasores. Para tanto, fazem uso de estratégias polêmicas, dentre elas a pulverização de iscas, nas áreas de parques florestais, contendo o potentíssimo veneno “Fluoroacetato de Sódio”, conhecido como “1080” e proibido no Brasil. Justificam a medida radical, que divide opiniões no país, ao alto custo do controle de pestes com arapucas, pela grandeza das áreas de atuação destes predadores.

Kiwi: Entre as aves naturais do país está o Kiwi. Endêmica da região, está em perigo de extinção. O kiwi não voa, tampouco distingue cores, e por deixar um rastro de cheiro donde passa se tornou presa fácil. Adulto, tem tamanho semelhante ao de uma galinha, porém seu ovo pode pesar até 1kg, ou 5 vezes maior se comparado à galinha. Por suas características únicas, é símbolo da Nova Zelândia, sendo que as pessoas ali nascidas se autodenominam Kiwis.

Os gritos da vovó: Há 52 idosos institucionalizados no Lar da Velhice Isabel O. Rodrigues. Todos trazem sua história, suas alegrias e dores, conflitos que a idade somatiza a todos. Por mais que busquemos dar boa qualidade de vida, por vezes são insuficientes para o idoso, muitos deles desassistidos pela família. Outros lá estão porque a residência (apartamentos) dificulta o deslocamento com cadeiras de rodas, e ainda por motivos clínicos. Os gritos da vovó?
Autorizado pela família, falo dela. Acometida por Alzheimer e surdez, estas patologias contribuíam para, por vezes, ficar horas em gritos intermitentes. Mesmo não agudos, os gritos ecoavam além corredores, lar afora. Alguns transeuntes da Marquês do Herval, zona norte santo-angelense, ao ouvirem os gritos inclusive tocaram a campainha para saber a causa. Louvo-os, pois mostraram preocupação com o bem-estar dela, mesmo sendo desconhecida para eles.
Não mais ouvirão, pois a querida vovó Helena Callegaro, 88 anos, foi a óbito no dia 3 Dez. 2018.
Como já citei, ela era muito bem assistida pela família. Nem os médicos especialistas conseguiram neutralizar o “Delirium” da vovó. Descanse em paz!

Humor: No fórum, o juiz ao réu: - O senhor está sendo acusado de quê?
- Estou sendo acusado porque resolvi fazer as compras de natal antes do tempo certo.
- Como assim? Isso não é crime! O quão antes você tava fazendo as compras?
- Antes das lojas abrirem…

Jantar Baile: Neste 8 de dezembro, no CTG 20 de Setembro. Com apresentações artísticas de invernadas tradicionalistas e show musical de Mauro Tomé e Grupo, terá na sequência o Grupo Gana Missioneira, com Claudio Vargas, levarão ao palco música fandangueira, dançante. 
Durante o evento, acontecerá o lançamento da revista Talento.
Cartões a R$ 25, disponíveis com integrantes da ASLE e da patronagem do CTG 20 de Setembro. Contato: 99118 2080 (Vivo)
O baile terá início às 22:30h, após o show de Mauro Tomé e Grupo. Ingressos somente ao baile: R$ 10,00 por pessoa. 

Site: Otávio Reichert 
FaceOtavio Geraldo Reichert   
Fone wats: (55) 99118-2080  otavioreichert@gmail.com

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...