Notícias

15/12/2018 12:42


Exposição Fotográfica Missões Jesuíticas – IPHAN São Miguel das Missões – RS

A região das Missões no noroeste do rio Grande do Sul é um destino turístico consagrado, recebendo, há décadas, turistas do Brasil e do mundo, mas predominantemente gaúchos que chegam, muitas vezes, em excursões de Escolas.
As Ruínas de São Miguel das Missões é o único Patrimônio Cultural da Humanidade existente no sul do país, título mundial recebido pela UNESCO em 1983.
Além de São Miguel das Missões, a região apresenta outros Sítios Históricos (os 7 Povos das Missões) localizados em cidades prósperas e acolhedoras.  Ademais, outros municípios de colonização alemã, italiana e polonesa proporcionam uma “integração cultural” com o descendente de guarani, espanhol e  português.
Foi nas Missões (então espanhola, depois portuguesa), que nasceu o atual Rio Grande do Sul, o gaúcho,  o chimarrão e o churrasco.
É esta diversidade cultural que a Associação Amigos das Missões, com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN  quer mostrar ao público de São Miguel das Missões e visitantes, através da Exposição Fotográfica Missões Jesuíticas.
Além do patrimônio da humanidade em  São Miguel das Missões, o visitante verá fotos de outras reduções jesuíticas, locais  tombados pelo IPHAN, como também fotos da paisagem que compõe o cenário do povo missioneiro no seu dia-a-dia, seus costumes e suas tradições.
Diariamente, são centenas de fotógrafos, amadores (turistas) e profissionais, que fotografam a região.  Para esta Exposição escolhemos esta mesma “mescla”, com fotógrafos premiados nacional e internacionalmente, como também profissionais de outras áreas, amantes da fotografia, muitos deles residentes na região missioneira.
São eles,  Bruno Oliveira,  Cláudio Reinke, Marconi Flach,  Maysa Frizzo,  Paulo Gusmão e  Ricardo Braescher.
A Região das Missões está sempre no imaginário do povo gaúcho com um “lugar para conhecer”.  Esta é uma oportunidade de matar a saudade para os que já conhecem o destino (com um convite para que retornem) e também uma proposta de sensibilizar muitos a visitarem esta região com mai de 400 anos de história.
A Exposição terá 30 fotos e estará no Sítio Histórico São Miguel Arcanjo de 18 de dezembro de 2018 até 31 de janeiro de 2019.  Após esta data a Exposição percorrerá vários municípios missioneiros do Brasil, Argentina e Paraguai.

 

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...