Notícias

04/02/2019 15:38


O ano novo chinês se inicia na primeira lua nova do ano.

     O ano chinês de 2019 começará no dia 5 de fevereiro e terminará em 24 de janeiro de 2020. Ele será regido pelo Porco de Terra.
Esta tradição não conta os anos e sim um ciclo de 12 em 12 anos seguindo o horóscopo chinês.
O ano de 2019 encerra-se o ciclo dos 12 signos do horóscopo chinês, pois já se passaram doze anos. Portanto, acredita-se que este é o tempo ideal para reflexão e finalizar projetos empreendidos nos anos anteriores.
     Desta maneira, o mundo entra num período de concluir aquilo que foi planejado. Ao mesmo tempo, se aguarda a chegada de um novo ciclo que será iniciado no ano seguinte.
     Em 2019, o ano será do signo de porco (ou javali) com o elemento terra. Desta maneira, segundo as tradições chinesas, espera-se sentir uma sensação de abundância e agilidade.
     Ano Novo Chinês
     Apesar de não ser bem-visto, o porco tem muitas qualidades. É um animal benévolo, sociável e indicava riqueza e abundância para quem o possuía.
     É um bom ano para as relações familiares e amizades, pois o porco é um animal muito apegado à família. Sempre bem-humorado e brincalhão será um momento favorável para eliminar as relações tóxicas que porventura temos em nossa vida.
     No plano pessoal devemos ter cuidado com o dinheiro e o trabalho, porque o porco é muito distraído. Igualmente é glutão e exagerado no comer e isso pode nos trazer problemas de saúde.
     Já o elemento terra é um dos principais no cosmovisão chinesa, porque ela estabiliza e traz o ser humano para o mundo real. Apesar de ser associada ao materialismo é vista como uma grande provedora, pois os alimentos vêm da terra.
     Por isso, com sua eterna busca pelo equilíbrio e compensações, a filosofia chinesa nos mostra que o ano do porco terra pode ser uma boa ocasião para fazer com que seus desejos se tornem realidade.
     Tradições Chinesas de Ano-Novo
Assim como no Brasil temos uma infinidade de superstições e coisas para atrair a boa sorte no ano que se inicia, os chineses também seus truques. Vejamos alguns:
     Um dos símbolos do Ano-Novo são as flores de ameixa (coragem e esperança), e o narciso, que simboliza boa sorte e prosperidade.
     Para conservar a boa sorte convém evitar lavar os cabelos e assim perder os bons fluídos para o ano que se inicia.
     No Ano-Novo deve-se falar somente do futuro e não do passado, pois um novo ciclo está começando.
     O linguajar merece especial atenção por isso nada de falar palavrão ou expressões negativas.
     Também é melhor ficar longe de facas ou tesouras porque estas podem “cortar” os bons augúrios.

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...