Notícias

10/03/2019 13:56


Exposição Fotográfica “Missões Jesuíticas” abre dia 12 na URI Santo Ângelo

Foto Bruno Oliveira  Sítio Histórico S Miguel Missões
Gustavo Kaufmann
Marconi Flach
Foto de Paulo Gusmão
Missões Jesuíticas Foto Maysa Frizzo - Sino Missioneiro

     A região das Missões no Noroeste do Rio Grande do Sul é um destino turístico consagrado, recebendo, há décadas, turistas do Brasil e do mundo, mas predominantemente gaúchos que chegam, muitas vezes, em excursões de Escolas.
     A Igreja de São Miguel Arcanjo é o único Patrimônio Cultural da Humanidade existente no sul do país, título mundial recebido pela UNESCO em 1983.
Além de São Miguel das Missões, a região apresenta outros Sítios Históricos (os 7 Povos das Missões) localizados em cidades prósperas e acolhedoras.  Ademais, outros municípios de colonização alemã, italiana e polonesa proporcionam uma “integração cultural” com os descendentes de guarani, espanhol e português.
     Foi nas Missões (então espanhola, depois portuguesa), que nasceu o atual Rio Grande do Sul, o gaúcho, o chimarrão e o churrasco.
     É este “colorido” que o curso de Arquitetura e Urbanismo da URI Santo Ângelo, o IPHAN-RS e a Associação Amigos das Missões querem mostrar ao público com a Exposição Fotográfica Missões Jesuíticas.
     A Exposição foi realizada inicialmente – e com muito sucesso - no Shopping Total em Porto Alegre, vindo em seguida para o Sítio Histórico em São Miguel das Missões. Agora, em Santo Ângelo, teve o acréscimo de dois novos fotógrafos.
     Além do patrimônio da humanidade em São Miguel das Missões, o visitante verá fotos de outras reduções jesuíticas, locais tombados pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, como também fotos da paisagem que compõe o cenário do povo missioneiro no seu dia-a-dia, seus costumes e suas tradições.
Diariamente, são centenas de fotógrafos, amadores (turistas) e profissionais, que fotografam a região. Para esta Exposição foi escolhida esta mesma mescla, com fotógrafos premiados nacional e internacionalmente, como também profissionais de outras áreas, amantes da fotografia, muitos deles residentes na região missioneira.
São eles, Bruno Oliveira, Cláudio Reinke, Marconi Flach, Maysa Frizzo, Paulo Gusmão, Gustavo Kaufmann e Inaê Carolina Sfalcin.
     A Região das Missões está sempre no imaginário do povo gaúcho como um lugar para conhecer. Esta é uma oportunidade de matar a saudade para os que já conhecem o destino e também uma proposta de sensibilizar muitos a visitarem as cidades desta região, algumas com mais de 400 anos de história.
     A Exposição terá 30 fotos e estará no Atelier Livre do curso de Arquitetura e Urbanismo, no subsolo do prédio 20 do Câmpus, até o dia 31 de março. Após esta data, percorrerá vários municípios missioneiros do Brasil, Argentina e Paraguai.

 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...