Notícias

15/03/2019 10:41


Otávio Reichert - INTEGRANDO 16/03/2019

Torneio: O 12º Torneio de Pesca e Limpeza do Rio Ijuí foi realizado, em Entre-Ijuís, de dia 8 e 10 de março passado, quando acamparam no campo de futebol ao lado da ponte do rio Ijuí. Organizado pela Colônia de Pescadores Z-18 Ijuí e apoio da prefeitura de Entre-Ijuís, as equipes pescaram desde a barra do rio Santa Teresa e Esquina gaúcha, onde também aconteceu a limpeza. Nem as chuvas e o rio cheio tiraram o ânimo dos participantes e o brilho da festa, coroado com troféus e medalhas. Após o sorteio de nove barracas e de um barco, declamei a poesia que serviu como inspiração para 2020. Em preparação ao próximo evento, terá a participação de alunos no decorrer deste ano, desenvolvendo trabalhos voltados para a “Piracema da Canção”, os quais serão apresentados após o período da piracema do ano vindouro. 

        Piracema

- Para onde irá minha mãe?
- Subir o rio a gente vai.
Iremos eu e seu pai
gerar irmãos pra você.

- E subir o rio por quê?
- Para ir próximo à nascente
e ali em paz remanescente
desovar na piracema.

- Não há perigos, problemas?
- Há muitos sim, e te digo:
estou preocupada contigo
por isso preste atenção.

Além da humana poluição
Há secas e predadores.
Cuidado com os pescadores
que não respeitam as próprias leis.

E se a mãe não voltar desta vez
tu não vais ficar sozinho,
pois rio abaixo irão chegar
muitos peixes irmãozinhos.

Idosos: Ramona Siqueira (foto) é uma trespassense de 112 anos, e está entre as quarenta pessoas mais velhas do mundo. Conforme documentos, nasceu em 6 Dez. 1906, mas o instituto norte-americano Gerontology Research Group solicitou comprobatórios complementares para fins de validação.
Em Santo Ângelo temos vários centenários, a citar três idosos, todos institucionalizados no Lar da Velhice Isabel O. Rodrigues: Guilhermina, com 105 anos, Henrique com 106 (104 nos documentos), e a pequena Maria inácia, com 102 anos. No Lar Suzana Wesley temos a vó Florinda, com 101 anos.
Retornando à Dona Ramona, ela reside numa casa simples de Porto Lucena, na fronteira com a Argentina, na costa do Rio Uruguai. Dentre os segredos da longevidade, creditam-na ao contato com a natureza, pés descalços, em contato com a terra, ter ingerido comidas orgânicas e caseiras, a exemplo de peixes e ovo cozido, que pede diariamente para a filha. De pouca fala, pouco ouve e nada enxerga, mas mantendo alguns hábitos, incluindo algumas cuias de chimarrão.

Humor: Foi batizado com o nome “Incrível”. Já adulto e casado, mostrava-se um homem honesto e fiel, porém não gostava do seu nome, a ponto de fazer um pedido para sua esposa: - Caso eu morra antes que você, não coloque meu nome na sepultura...
Assim aconteceu e assim ela fez! Respeitando seu pedido, apenas escreveu uma frase na lápide: “Aqui jaz um homem de 70 anos que nunca traiu sua mulher!”
Ao lerem a escrita, as pessoas exclamavam: – Incrível!!! 

Site: Otávio Reichert 
FaceOtavio Geraldo Reichert   
Currículo e Imagens do Colunista
Fone wats: (55) 99118-2080  otavioreichert@gmail.com

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...