Notícias

20/03/2019 12:11


Origem do Nome de Garruchos-RS

      A história do povoamento de Garruchos perde-se na poeira do tempo pois, em razão de seu isolamento, seu distanciamento de outro centro urbano, os documentos se perderam e a história passa a confundir-se com estórias. Referências históricas começam a aparecer só em fins do século XIX, com a Proclamação da República. É um município que conta com as águas do rio Uruguai e que tem fronteira fluvial com as províncias de Corrientes e Misiones na Argentina. 
Garrucho em Guarani é local para atravessar rio, onde as águas são mais calmas, seguras, rasas. 
     Por isso falam na praia de Garruchos até o Rio Uruguai de amansa.
Uma das versões sobre seu surgimento relata que, passando por essas terras hostis, um soldado adoeceu, quando sua tropa se preparava para atravessar o rio Uruguai no “garrucho”, local onde as águas se tornam rasas e mansas,(Garrucho local onde o Rio Uruguai é mais raso), permitindo a travessia de homens, animais e mantimentos, daí o nome do município. Enquanto a tropa seguia viagem, o enfermo ficou para trás, assistido por um irmão, também soldado. Tempos depois, talvez anos, ao retornar ao local, a tropa encontrou os dois estabelecidos, com terras e famílias, originando um povoamento. Conclui-se, por esses relatos, que Garruchos possui uma história interessante que demonstra que, já no final do século passado, ali havia um povoado relativamente desenvolvido e organizado, com comércio, guarnição e atividades econômicas, principalmente a pecuária. A emancipação política tem por escopo (alvo,mira) introduzir Garruchos na comunidade de cidades  riograndenses, tirando-a do isolamento geográfico e econômico, oportunizando o desenvolvimento social de sua gente. Topônimo Guarani: termo primitivo desconhecido deu origem a: “garucho” & “gaúcho”: existe “garucha” = china velha. 

Aniversário Garruchos é 20 de março.
Quem nasce ou mora no município de Garruchos chama-se: GARRUCHENSE.
Municípios mães: São Borja, Santo Antônio das Missões.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...