Notícias

26/03/2019 10:40


Primeira Feira de Rua recebe grande público

Programa Inova Santo Ângelo e ZISSAN reuniram no mesmo evento conceitos de sustentabilidade ambiental, social e econômica

No último sábado, 23, foi realizada a 1ª Feira de Rua, uma iniciativa da Zona de Inovação e Sustentável de Santo Ângelo (ZISSAN), por meio do Programa Inova Santo Ângelo, com apoio do Governo Municipal e dos setores privados e de ensino do município. 
O evento inovador foi feito na Rua Marechal Deodoro, entre as ruas Marechal Floriano e Marquês do Herval, e contou com 46 expositores divididos em estandes de artesanato, antiguidades, discos, livros, brechós, praça de alimentação, shows musicais, apresentação da Companhia Circense Burzum, espaço kids com brinquedos infantis, espaço para leitura e pista de skate. 
Segundo o prefeito Jacques Barbosa, o Governo Municipal trabalha voltado à geração de um ambiente propício para o desenvolvimento e inovação. “O Programa Inova Santo Ângelo criou a ZISSAN. Agora estamos colhendo os frutos deste trabalho. Estamos gerando um ambiente favorável para quem quer empreender e gerar emprego e renda”, declarou. 
FEIRA SUSTENTÁVEL 
A Feira reuniu em um local três tipos de sustentabilidade: ambiental, social e econômica. Por meio da sustentabilidade ambiental a população foi estimulada a aprender realizar a separação correta dos resíduos úmidos e secos, em cada estande havia uma lixeira para realizar a destinação correta e, ao longo da rua lixeiras orientando para a separação de matérias recicláveis (plástico, metal, papel e vidro). Os vendedores também foram incentivados pela organização a oferecer produtos que não agridam o meio ambiente. 
A sustentabilidade social foi instigada por meio da participação de pessoas da comunidade expondo seu trabalho, e da população em geral prestigiando o evento, gerando troca de informações. Na área econômica, a feira oportunizou novos negócios por meio da economia criativa e incentivou parcerias entre empreendedores. 
De acordo com a coordenadora do Programa Inova, Helenice Reis, a feira e a Caminhada “Santo Ângelo Cheio de Graça” atenderam as expectativas dos organizadores. “Estimamos que mais de mil pessoas prestigiaram a 1ª Feira de Rua, e trinta pessoas estiveram conhecendo a história de Santo Ângelo, seguindo em caminhada do Centro Histórico até o local do evento, guiados pelos participantes da ZISSAN, José Roberto de Oliveira, Marta Benatti e Romaldo Melher”, explanou Helenice.
No mês de abril a ZISSAN ficará no Pavilhão da Ciência, Tecnologia e Inovação no Parque de Exposições Siegfried Ritter, durante a realização da Fenamilho Internacional. Em maio deverá ser realizada a 2ª edição da Feira de Rua, os organizadores já estão avaliando o local para receber o evento. 
Para saber mais sobre o Programa Inova e ZISSAN, e eventos futuros acesse a página no Facebook “Inova Santo Ângelo” e pelo instagram@zissansantoangelo.

Texto: Isabelle Luft
Fotos: Fernando Gomes
Fonte : Pref Santo Angelo 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...