Notícias

27/03/2019 15:01


Café de Cambona ou Café de Tropeiro

Os gaúchos adotaram o costume vindo dos mascates, chegavam, faziam fogo e colocavam as cambonas com água para esquentar. Montavam um local parecido com um acampamento, desencilhavam os cavalos, tirando das malas de garupa o café, as bolachas e o açúcar. O café de cambona tem um forte cheiro agradável e conforme o tronco do brasão que se bota da um aroma diferente e um tempero a mais no café. 
Em geral, os tropeiros e carreteiros costumavam dividir as obrigações do fogão entre si. Enquanto um fazia o café, outro podia ser o assador, ou fazer o mate, a outro, a responsabilidade de juntar lenha, por isso também conhecido como café de tropeiro.
Quem ficava encarregado de fazer café, colocava a água a ferver na cambona, depois retirava do fogo e despejava dentro dela duas colheres de café em pó. Mexia com a ponta da faca até dissolver todo, ou com uma colher, depois voltava com a cambona ao fogo. Quando levantava nova fervura, retirava do fogo e colocava um tição aceso dentro do café, provocando uma ebulição. Mantinha o tição dentro do café por segundos. Com as costas da faca, dava algumas pancadinhas por fora, na cambona.
Sentavam nos arreios ou nos pelegos dobrados para tomar o café que era acompanhado por bolachão ou pão caseiro, trazido na mala de garupa. Alguns preferiam ficar acocorados nos "garrões", como é hábito entre nosso homem do campo, herdado dos índios. A sobra do café nas cambonas era posto fora e as vasilhas bem lavadas na sanga. 

Nossa cidade diz tudo, venha a São Nicolau “Primeira Querência do Rio Grande Sul” e se sinta a vontade, conheça nossas ruinas, histórias, nosso café de Cambona, nosso povo e fique a vontade por que nunca mais vai esquecer desta terra.

Conheça São Nicolau Primeira Querência do Rio Grande Sul e como se faz o verdadeiro café de Cambona clique aqui.
Conheça o Bar do Ramão, em São Nicolau Primeira Querência do Rio Grande Sul, uma bodega gaúcha, clique aqui.
Conheça o Sobrado dos Silva, em São Nicolau Primeira Querência do Rio Grande Sul,um marco de arquitetura de São Nicolau. Clique aqui.
 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...