Notícias

11/05/2019 13:43


Museu Regional Casa da Memória é inaugurado em Roque Gonzales

Na manhã desta última quinta-feira (09), foi realizada a inauguração do Museu Regional Casa da Memória, no municipio de Roque Gonzales.

O local contará a história dos moradores das áreas alagadas pela construção da Usina Passo São João, através de fotos, e objetos utilizados nas residências e no trabalho das propriedades rurais. O acervo do museu é composto por itens dos cinco municípios abrangidos pelo lago, sendo eles, Roque Gonzales, São Pedro do Butiá, Rolador, São Luiz Gonzaga e Dezesseis de Novembro.
Além da história das áreas alagadas o museu também irá contar através de fotos, as fases de construção da Usina Passo São João.
O museu foi instalado na beira do lago, em uma construção germânica construída em 1936, que pertencia a família a Grings. Os primeiros moradores da casa foram o casal Germano e Mônica Grings, a residência seguiu na família até ser doada pelo senhor Aloísio Guido Grings, que doou à Eletrosul com a finalidade de que o espaço serviria para incentivar o resgate histórico-cultural da região, além de se tornar mais um ponto turístico.

A residência construída pelo engenheiro alemão Schemechel no ano de 1936, foi restaurada pela Eletrosul, a qual manteve os mesmos padrões arquitetônicos da época.

Na inauguração a senhora Lúcia Grings, filha de Germano e Mônica, contou um breve relato sobre como foi a sua infância na casa, e como era o dia-a-dia da família, e como era a cidade naquela época.
O prefeito do município, João Scheeren Haas, agradeceu a presença de todos, e fez um breve relato de todo o processo de construção do museu, e alegria de poder inaugurar o projeto que teve início quando foi prefeito anteriormente, “ Um povo sem memória é um povo sem história, e ao criar o museu em parceria com a Eletrosul e os demais municípios proporcionamos aos moradores da região um pouquinho de como era o dia de nossas famílias, que contribuíram com a formação dos municípios”, ressalta o prefeito.


A cerimônia de inauguração contou também com a presença da Primeira Dama Sueli Haas, vice prefeito de Roque Gonzales Paulo Justen, o prefeito de São Luiz Gonzaga Sidney Brondani, prefeito de Dezesseis de Novembro Ademir Gonzatto, prefeito de São Pedro do Butiá Martinho Berwanger, Gerente da Regional do Oeste da Eletrosul Jean Claudio Carriel de Lima, Gerente do Departamento de Gestão Ambiental e Fundiária Marlon de Souza Wiggers, Gerente da Usina Passo São João Alexandre Pillon Licht, Representante da 4° Região Museológica do Estado João Alberto Hengen, soberanas do município e representante da família Grings. Além de demais munícipes e influentes da região.

O Museu Regional Casa da Memória está localizado na Rua Floribaldo Ledur, n° 390, no Bairro Grings, e é aberto à visitação pública de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

 

Em Roque Gonzales Conheça Carmen´s Restaurante e Pizzaria. Em Roque Gonzales Conheça:

Carmen´s Restaurante e Pizzaria.

Rua Senador Pinheiro Machado, 230, Centro 
Telefone: (55) 3365-1259

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...